Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Berlim quer que europeus não tenham cargos em empresas estatais russas

O governo alemão propõe que, como parte do próximo pacote de sanções europeias contra Moscovo, cidadãos europeus fiquem impedidos de ocupar cargos em empresas estatais russas, informou hoje o diário Süddeutsche Zeitung.

Berlim quer que europeus não tenham cargos em empresas estatais russas
Notícias ao Minuto

17:54 - 25/09/22 por Lusa

Economia Guerra na Ucrânia

Segundo o jornal, o Governo liderado por Olaf Scholz enviou um documento aos restantes Governos europeus com uma lista de propostas para sancionar Moscovo, após ter sido anunciada a mobilização de 300.000 reservistas para combater na Ucrânia.

Entre as medidas, está a proposta para impedir que cidadãos de países europeus possam ocupar no futuro cargos nos Conselhos de Administração ou na gestão de empresas estatais russas, uma vez que tal prática constitui "corrupção estratégica".

Oferecer "cargos bem pagos em órgãos de administração" de empresas estatais é "desde há algum tempo um elemento importante" na estratégia do Kremlin para exercer influência política na União Europeia (UE), assegura a carta, citada pelo referido diário.

O ex-chanceler alemão Gerhard Schröder, muito criticado pelas suas ligações ao Presidente russo, Vladimir Putin, ocupou um cargo no consórcio petrolífero russo Rosneft, a cujo Conselho de Administração presidia desde 2017 e ao qual renunciou, sob pressão, em maio, bem como à sua candidatura para integrar o grupo de gás Gazprom.

Leia Também: Scholz enfrenta "longo caminho" para reforçar liderança, dizem analistas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório