Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

O mesmo preço, mas menos quantidade? "Fique atento à reduflação"

A DECO "já recebeu várias denúncias e continua atenta a esta situação". A reduflação é uma prática "cada vez mais frequente" com a aceleração da inflação.

O mesmo preço, mas menos quantidade? "Fique atento à reduflação"
Notícias ao Minuto

08:25 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia compras

Já lhe aconteceu comprar um produto com a mesma embalagem e preço, mas com menos quantidade? Trata-se de uma prática designada por reduflação, "que disfarça o aumento de preço, procurando vender menos produto pelo mesmo valor", de acordo com a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO). 

A organização "já recebeu várias denúncias e continua atenta a esta situação. Com esta inflação galopante é preciso estarmos atentos a esta 'prática', cada vez mais frequente, que induz os consumidores em erro e é pouco transparente", diz a DECO numa publicação na rede social Facebook.

A recomendação da DECO é que "fique atento à reduflação" e garante que vai "continuar a exigir um reforço do dever de informação para que os consumidores não sejam enganados".

Leia Também: Reduflação, a estratégia que 'disfarça' aumento dos preços

Em maio, recorde-se, a diretora de Insights & Strategy da Havas Media Group Portugal defendeu que a reduflação, "uma técnica" para lidar com a inflação, "apresenta um risco reduzido de afetar a reputação das marcas".

A reduflação, ou 'shrinkflation', em inglês, é um termo "relativamente recente" e uma técnica "usada pelas marcas há algum tempo (na segunda metade do século XX) perante cenários de crescente custo de produção ou evoluções de produto", explicou a diretora de Insights & Strategy, Sofia Vieira.

Leia Também: Recebeu uma oferta de emprego? Seis fatores que deve considerar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório