Monforte vai ter unidade de produção de hidrogénio verde num investimento

Uma unidade de produção de hidrogénio verde e de prestação de serviços de operação e manutenção vai ser criada em Monforte (Portalegre), num investimento na ordem dos 16 milhões de euros, foi hoje revelado.

Monforte vai ter unidade de produção de hidrogénio verde num investimento de 16ME

© Lusa

Lusa
20/09/2022 17:07 ‧ 20/09/2022 por Lusa

Economia

hidrogénio verde

 

O projeto vai ser desenvolvido na sequência de uma parceria criada entre a Lightsource BP e a Douro Gás (LSBPDG), em terrenos pertencentes à freguesia rural de Assumar, no concelho de Monforte.

"O projeto já foi sujeito à aprovação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), há um ano atrás, e agora estamos a implementá-lo", explicou hoje à agência Lusa Paulo Preto dos Santos, da Douro Gás.

De acordo com o responsável, o projeto conta com um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, sendo o mesmo composto por uma unidade de produção de hidrogénio verde e uma componente solar fotovoltaica.

Paulo Preto dos Santos indicou ainda que, "até ao final" de 2023, o projeto tem de estar em funcionamento, acrescentando que a unidade produzirá "no máximo" 89 quilos de hidrogénio por hora.

"Escolhemos Monforte para desenvolver este projeto porque é um dos pontos de acesso à REN - Redes Energéticas Nacionais, à rede de alta pressão do gás", justificou.

Segundo Paulo Preto dos Santos, a componente de produção fotovoltaica do investimento, composta por "10 megawatts (MW)", vai ser desenvolvida em "15 a 20 hectares" do terreno, enquanto a de produção de hidrogénio verde não chegará a uma área de um hectare ocupado.

O anúncio de procedimento para o concurso público da obra foi publicado no dia 12 deste mês em Diário da República (DR), tendo como base um valor de 10.420.000 euros.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lajem, manifestou-se "bastante satisfeito" por acolher este investimento, acrescentando que este projeto deverá criar "cinco a seis" postos de trabalho.

O que até pode não ser muito para concelhos mais desenvolvidos, mas "é mais uma oportunidade" para o que dirige.

"Cinco ou seis postos de trabalho em Monforte dizem respeito a 500 ou 600 em Lisboa e, na maior parte das vezes, estamos a falar de mão-de-obra qualificada", disse.

Leia Também: Iberdola anuncia mais 1.500 milhões de euros de investimento em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas