Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo pondera "prós e contras" de possíveis saídas do resgate

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou hoje que o Governo está a ponderar "os prós e contras" das possibilidades de saída do programa de ajustamento e que "brevemente" anunciará e justificará a decisão.

Governo pondera "prós e contras" de possíveis saídas do resgate
Notícias ao Minuto

19:55 - 22/04/14 por Lusa

Economia Machete

"Estão a ser examinadas as diversas hipóteses e a ser ponderados os prós e os contras. Oportunamente e brevemente o Governo terá uma posição e justificá-la-á", disse o governante, em resposta a uma questão do deputado bloquista Pedro Filipe Soares, durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

"Não vou avançar uma solução, que será a minha opinião ainda antes de essa discussão se realizar", afirmou.

Rui Machete acrescentou, durante a audição, que o Executivo "tem estado a examinar o problema da saída limpa ou não limpa" e "ainda não tomou uma decisão definitiva".

A decisão passará, referiu, por uma "comparação entre as vantagens e os inconvenientes das duas soluções", considerando ser "um bocadinho simplista falar numa saída limpa e numa saída suja, porque há várias hipóteses".

Segundo o ministro, "a questão básica é a de saber se a solução tem suficiente estabilidade para, perante a eventual fragilidade dos mercados, encontrar soluções de defesa", caso em que "o problema da solidariedade europeia pode ser extremamente importante, mesmo que ela não se firme em tratados".

A opção, acrescentou, "vai depender do cotejo entre o que nos é oferecido por uma saída sem condicionalidade - ou com uma condicionalidade que é apenas a que resultar de imprevistos em que a solidariedade funcione -, sem a garantia de instrumentos escritos, e uma saída que esteja regulamentada, mas que tem custos diversos consoante a condicionalidade que existir".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório