Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 16º

Eslovénia reduz IVA sobre energia para metade durante oito meses

A Eslovénia reduziu o IVA sobre a compra de eletricidade, gás natural, lenha e aquecimento urbano para 9,5%, contra os atuais 20%, entrando a medida em vigor em setembro e prolongando-se até maio, foi hoje noticiado.

Eslovénia reduz IVA sobre energia para metade durante oito meses
Notícias ao Minuto

12:11 - 24/08/22 por Lusa

Economia Energia

A medida, aprovada pelo parlamento esloveno na terça-feira e hoje noticiada pela agência Efe, pretende aliviar a carga fiscal dos consumidores antes do inverno, perante o aumento dos preços da energia, de acordo com o secretário de Estado das Finanças, Tilen Bozic.

O corte irá ser aplicado a todos os consumidores e significa uma redução de 130 milhões de euros nas receitas do Estado.

Em julho, o Governo tinha já estabelecido um limite máximo de preços da eletricidade para famílias e pequenas empresas entre 0,082 euros e 0,118 euros por quilowatt-hora entre setembro deste ano e agosto de 2023.

O executivo está também, segundo a Efe, a preparar outras medidas, como uma ajuda direta de 41 milhões de euros para as famílias com rendimentos mais baixos e outros 30 milhões de euros para ajudar as empresas com elevados custos energéticos.

Leia Também: Itália e Eslovénia em azeda disputa legal à conta do vinagre balsâmico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório