Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

OE2023: Termina hoje prazo para serviços submeterem projetos orçamentais

O prazo para os serviços da Administração Pública submeterem os projetos orçamentais no âmbito do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) termina hoje, de acordo com as instruções da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

OE2023: Termina hoje prazo para serviços submeterem projetos orçamentais
Notícias ao Minuto

06:42 - 18/08/22 por Lusa

Economia OE2023

A DGO indica que "nos casos de incumprimento da data-limite estabelecida para o carregamento nos sistemas dos projetos de orçamento, será considerado o orçamento de 2022 com os ajustamentos que o Ministério das Finanças entenda como conveniente introduzir".

O objetivo, assinala a circular, é viabilizar a finalização dos trabalhos do Orçamento do Estado ou, no caso de inexistência desse orçamento, de acordo com a informação financeira que for possível obter.

De acordo com as indicações da DGO, os registos ou alterações posteriores apenas serão autorizados "em casos muito excecionais", que devem ser "devidamente justificados" e "quando solicitados pelo coordenador do programa".

No que toca à revisão de despesa, segundo a circular, as entidades devem incorporar planos orçamentais detalhes sobre iniciativas de melhoria da eficiência e de controlo da despesa que permitam acomodar o efeito de novas pressões orçamentais, mas também gerar folgas financeiras para financiar eventuais novos projetos.

A circular da DGO indica que na elaboração dos orçamentos deve ser considerada uma reserva no valor de 2,5% do orçamento de todo o programa orçamental, no orçamento de atividades da entidade coordenadora de cada programa orçamental, a reserva que incida sobre a despesa financiada por receitas de impostos do Orçamento.

De acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental, a proposta do OE2023 terá de ser entregue no parlamento até ao dia 10 de outubro.

Leia Também: OE2023: Medina diz que "política de contas certas" é para manter

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório