Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 29º

Adjudicada construção de interface na Marinha Grande por 1,5 milhões

A Câmara da Marinha Grande adjudicou a obra de construção do Troço Interface, que representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros (ME), anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Leiria.

Adjudicada construção de interface na Marinha Grande por 1,5 milhões
Notícias ao Minuto

19:24 - 19/07/22 por Lusa

Economia Marinha Grande

O projeto, que tem um prazo de execução de oito meses, responde a "uma necessidade há muito sentida", refere uma nota da Câmara Municipal, ao informar que o Troço Interface -- Marinha Grande, se localiza no Largo 26 de Março de 1917 (conhecido por "Parque da Mobil") e no estacionamento público junto aos Serviços de Finanças.

Com um investimento superior a 1,5 milhões de euros, a obra será comparticipada em 85%, no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

O objetivo desta obra é a criação de um espaço que promova a "mobilidade urbana multimodal, compatibilizando diferentes modos de transporte sustentáveis e assegurando adequadas condições de segurança viária, ciclável e pedonal e de acessibilidade a todo o tipo de utilizadores, através do desenho de um espaço ordenado e hierarquizado, que valorize a inserção paisagística no contexto urbano, criando uma harmonia entre o espaço urbano e o espaço natural".

A construção do troço de ciclovia permitirá a consolidação da rede desde a zona industrial da Marinha Grande ao centro da cidade.

O Município da Marinha Grande sublinha que "este troço específico assegurará a ligação da ciclovia a construir na Rua Prof. Alberto Nery Capucho e o corredor já existente no Parque da Cerca, permitindo assim consolidar, em espaço urbano, a adoção de modos suaves de transporte, de forma segura e dedicada".

No espaço serão instalados equipamentos de carregamento de veículos e bicicletas elétricas, através da adoção de soluções convencionais e outras, nomeadamente instalação de painéis fotovoltaicos.

"A vertente de interface está evidenciada neste espaço através da existência de diferentes tipos de transporte, observando o fomento da adoção de modos suaves", lê-se no comunicado.

A Câmara da Marinha Grande, liderada por Aurélio Ferreira -- eleito pelo +MpM (Mais Movimento pelo Concelho) -, adianta também que esta obra irá permitir percursos pedonais e cicláveis acessíveis a qualquer tipo de utilizador, com garantia de conforto e segurança.

Serão criados lugares de estacionamento, "com recurso à utilização de pavimento permeável, que permitirá a drenagem superficial e infiltração das águas pluviais, de forma a evitar situações de alagamento e empoçamento".

Leia Também: Marinha Grande investe 1,5 milhões para melhorar abastecimento de água

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório