Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Arranca um ciclo de greves na Transtejo. Eis os serviços afetados

Trabalhadores da Transtejo iniciam um ciclo de greves, de três horas por turno de serviço, que durará até sexta-feira.

Arranca um ciclo de greves na Transtejo. Eis os serviços afetados
Notícias ao Minuto

07:35 - 18/07/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Transtejo

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa, empresas que asseguram as ligações fluviais entre Lisboa e a margem Sul, vão estar em greve esta próxima semana, por aumentos salariais.

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) indicou que esta segunda-feira os trabalhadores da Transtejo iniciam um ciclo de greves, de três horas por turno de serviço, que durará até sexta-feira.

Por seu turno, os trabalhadores da Soflusa iniciam na terça-feira um ciclo de quatro dias de greve, com paralisação durante todo o período de trabalho.

Estas greves já tinham sido anunciadas em junho, após plenários dos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa, mas ainda sem data definida.

Num alerta publicado pela Transtejo/Soflusa, na sua página da internet, pode ler-se que está prevista a "interrupção do serviço regular" na Soflusa, devido à greve convocada por organizações sindicais representativas dos trabalhadores.

Quais os serviços afetados?

Vão registar-se interrupções na carreira fluvial do Barreiro para o Terreiro do Paço (Lisboa) entre segunda-feira e 23 de julho, sendo o último barco às 22:25 e o primeiro às 00:05 do dia seguinte.

O mesmo se verifica na carreira fluvial do Terreiro do Paço para o Barreiro, sendo o último barco às 22:50 e o primeiro às 00:30 do dia seguinte.

A empresa alerta que durante o período de greve os terminais estarão encerrados, por motivos de segurança.

De acordo com a Fectrans, os trabalhadores exigem o aumento dos salários e medidas que combatam a degradação do serviço público, devido à falta de trabalhadores e ao envelhecimento da frota.

Atualmente, adianta a estrutura sindical, a Transtejo já tem navios novos (do concurso de navios elétricos), mas por falta de baterias os mesmos estão imobilizados.

Por outro lado, adianta a Fectrans, por falta de trabalhadores "há recurso a imensas horas extraordinárias, havendo trabalhadores com horários de 16 horas por dia".

Desde o início do ano, mais de mil circulações não foram efetuadas.

"São os trabalhadores que, com o seu empenho, procuram garantir um serviço público de qualidade, com a falta de meios que existe, mas têm como contrapartida, pelo reconhecimento do seu esforço, uma proposta de atualização salarial de 0,9%", acrescenta a estrutura sindical.

Em junho, os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa realizaram greves entre 11 e 13 de junho.

A Transtejo e a Soflusa têm a mesma administração e ambas asseguram as ligações fluviais entre a margem sul e Lisboa.

A Transtejo é responsável pela ligação do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro, também no distrito de Setúbal, e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Leia Também: Águia já joga o triplo e Sérgio Conceição exige reforços

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório