Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Crise na aviação: Prosseguem os cancelamentos no Aeroporto de Lisboa

"Constrangimentos" em vários aeroportos europeus têm sido apontados como as principais causas para o cancelamento dos voos.

Crise na aviação: Prosseguem os cancelamentos no Aeroporto de Lisboa
Notícias ao Minuto

08:25 - 12/07/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Aeroporto de Lisboa

Os efeitos da crise na aviação continuam a fazer-se sentir, sendo que para esta terça-feira, dia 12 de julho, estão previstas quase duas dezenas de voos cancelados no aeroporto de Lisboa: 10 chegadas e oito partidas. A informação sobre estes cancelamentos, sublinhe-se, está disponível no site da ANA Aeroportos

"Constrangimentos" em vários aeroportos europeus têm sido apontados como as principais causas para o cancelamento dos voos.

Na origem destas situações estão falta de pessoal, greves e outros fatores externos agravantes, nomeadamente climáticos, relacionados com a covid-19 ou com imprevistos.

Segundo um estudo elaborado pela Allianz Trade, acionista da Cosec -- Companhia de Seguro de Créditos, o cancelamento de voos pode tornar-se no "novo normal na Europa", com as companhias aéreas a terem poucos incentivos para contratar e aumentar massa salarial, numa altura de aumento dos preços dos combustíveis.

No documento lê-se que "os voos cancelados podem tornar-se o novo normal na Europa à medida que as companhias aéreas se esforçam por proteger as margens, num contexto de subida dos preços dos combustíveis" em 89%, no acumulado deste ano.

Assim, tendo em conta que "os salários que representam 25% das receitas (face à média global de 19%), as companhias aéreas europeias têm pouco incentivo para resolverem a escassez de pessoal a curto prazo", indicou a Allianz Trade.

Consequentemente, "as tarifas aéreas estão a disparar na Europa", sendo que "após anos de quedas", o estudo estima que os preços aumentem 21% em 2022, acrescentando que "embora isto faça crescer a receita em +102% em termos homólogos, em 2022, isso não será o suficiente para evitar um terceiro ano consecutivo de prejuízos", de cerca de 9,7 mil milhões de dólares (cerca de 9,4 mil milhões de euros), garantindo que as "companhias aéreas europeias não atingirão o 'break-even' até 2023".

Nas últimas semanas, tem-se assistido a uma vaga de cancelamentos e perturbações na operação das companhias aéreas e aeroportos, sobretudo devido a falta de pessoal, num contexto de recuperação rápida do transporte aéreo, depois da pandemia.

Leia Também: Empresa de Coimbra de diagnóstico remoto fecha acordo com líder mundial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório