Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Empresa de Coimbra de diagnóstico remoto fecha acordo com líder mundial

Uma empresa de Coimbra detentora de uma plataforma tecnológica de manutenção preditiva e diagnóstico remoto de veículos fechou um contrato global com um dos maiores operadores mundiais de transportes públicos e líder em mobilidade partilhada.

Empresa de Coimbra de diagnóstico remoto fecha acordo com líder mundial
Notícias ao Minuto

08:15 - 12/07/22 por Lusa

Economia Coimbra

Fundada em 2017, a Stratio possui uma plataforma de manutenção preditiva para frotas que integra modelos avançados e inteligência artificial para monitorizar, analisar e prever falhas em tempo real, em veículos de qualquer tipo, marca e modelo, frisou a empresa, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O acordo, cujos valores não foram revelados, agora assinado com a Keolis -- uma multinacional de capitais franceses e canadianos que opera em 15 países -- irá permitir que esta empresa utilize a plataforma Stratio em autocarros citadinos e de longo curso.

Citado na nota, Pierre Gosset, diretor da Divisão Industrial do Grupo Keolis, explicou que a solução tecnológica da Stratio, que já está implementada em várias redes da empresa de transportes públicos em França, "permite às equipas de manutenção consultar e resolver as avarias dos veículos".

"Isto elimina tempos de paragem dispendiosos, permitindo-nos oferecer um serviço ainda mais fiável, eficiente e seguro aos passageiros, ao mesmo tempo que ajudamos as nossas equipas de operações a melhorar a performance de 'eco driving'", afirmou.

Por seu turno, Rui Sales, cofundador e presidente da Stratio, manifestou a satisfação da empresa que lidera por a Keolis ter escolhido a plataforma tecnológica desenvolvida em Coimbra.

"O empenho da Keolis na inovação, automatização e digitalização das suas operações de manutenção demonstra o quanto este grupo valoriza os seus clientes", frisou.

"Esta parceria à escala global com uma das maiores frotas do mundo acelera a concretização do nosso objetivo de criar um futuro sem paragens que beneficie toda a população", acrescentou Rui Sales.

A Stratio indicou ainda que a manutenção preditiva "resulta num aumento do tempo de operação dos veículos e numa otimização das operações de manutenção, o que, em última análise, permite poupar custos e melhorar o serviço ao público".

A empresa também lembrou que a tecnologia proprietária da Stratio permite "evitar milhares de avarias, poupando assim milhões de pessoas do inconveniente dos atrasos nos transportes públicos", e está instalada em cinco das dez maiores empresas de transporte do mundo, que confiam na plataforma "para eliminar paragens forçadas e aumentar a eficiência operacional".

A Keolis, que é detida em 70% pela empresa pública francesa de caminhos-de-ferro (SNCF) e em 30% pelo Fundo de Depósito e Investimento do Quebeque (Canadá), emprega cerca de 68 mil pessoas em 14 países e, em 2021, registou receitas de 6,3 mil milhões de euros.

O grupo multinacional possui soluções de mobilidade, nas quais se incluem comboios, autocarros e metropolitanos, partilha de carros e de bicicletas, transportes fluviais e marítimos, veículos sem condutor ou teleféricos urbanos, entre outros, tendo transportado 3,4 mil milhões de passageiros em 2019.

Leia Também: Poupança dos portugueses é "das mais vulneráveis" à inflação na zona euro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório