Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Serviços Municipalizados de Leiria pedem uso "contido e regrado" de água

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria pediram hoje à população que faça uma utilização "contida e regrada" da água devido à situação de seca no país.

Serviços Municipalizados de Leiria pedem uso "contido e regrado" de água
Notícias ao Minuto

17:59 - 07/07/22 por Lusa

Economia Seca

"Apelamos à mudança de comportamentos e a uma utilização contida e regrada da água para consumo humano. Lavar carros, lavar pátios, passeios e ruas, regar o jardim ou encher piscinas particulares são exemplos de procedimentos a evitar", refere uma informação enviada pela empresa à agência Lusa.

Os SMAS de Leiria adiantam que, na esfera operacional, estão a implementar o plano de deteção de consumos ilícitos e a monitorizar o nível de água nas captações.

Por outro lado, a empresa vai ainda reforçar a divulgação da campanha "Todas as gotas contam" que tem como objetivo "consciencializar a população para a adoção de boas práticas na utilização da água com vista à racionalização dos consumos".

Em março, a Câmara e os SMAS de Leiria lançaram esta campanha de sensibilização, na sequência da seca que já atingia o país.

A campanha pretende "impulsionar a mudança de comportamentos" e apelar para "uma consciencialização clara e atuante sobre o uso eficiente da água".

A iniciativa quer também "colocar na agenda local a gestão mais sustentável deste recurso".

Os SMAS consideraram que, "apesar das muitas ações de sensibilização, das notícias que retratam esta realidade e da informação que prolifera sobre a temática, na sociedade atual ainda persiste uma atitude negligente sobre a utilização da água".

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, criados em 1933, são a entidade gestora do abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Leiria.

"Os SMAS de Leiria possuem uma rede de abastecimento de água com 1.800 quilómetros de extensão (a maior rede de abastecimento de água do país), gerem 24 captações subterrâneas e 78 reservatórios", servindo "cerca de 66 mil clientes ao nível do abastecimento de água e cerca de 52 mil clientes ao nível da drenagem de águas residuais", segundo dados da empresa.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro.

O restante território estava em seca severa (67,9%) e seca moderada (3,7%), de acordo com o boletim meteorológico.

No final de junho, os valores de percentagem de água no solo continuavam muito baixos em todo o território e em especial na região interior Norte e Centro, no vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

"De realçar os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Beja e Faro com valores inferiores a 10% e em muito locais iguais ao ponto de emurchecimento permanente", destacou o IPMA.

Leia Também: Águas do Baixo Mondego e Gândara pede "uso contido e racional da água"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório