Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2022
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

Taxa de desemprego na Alemanha sobe para 5,2% em junho

A taxa de desemprego na Alemanha aumentou para 5,2% em junho, contra 4,9% em maio, com o aumento a ser atribuído ao facto de os refugiados ucranianos terem sido registados pela primeira vez nas estatísticas, foi hoje anunciado.

Taxa de desemprego na Alemanha sobe para 5,2% em junho
Notícias ao Minuto

11:38 - 30/06/22 por Lusa

Economia Desemprego

Segundo os números da Agência Federal de Emprego alemã hoje divulgados, 2,363 milhões de pessoas foram registadas como desempregadas em junho, mais 103.000 do que em maio, mas menos 251.000 do que em junho de 2021.

"O mercado de trabalho permanece estável. O desemprego e o subemprego aumentaram acentuadamente em junho, mas isso deve-se ao facto de os refugiados ucranianos terem sido registados nos centros de emprego e isso reflete-se nas estatísticas", disse o presidente da Agência Federal de Emprego alemã, Detlef Scheele.

As estatísticas de junho são baseadas em dados disponíveis até 13 de junho.

Por outro lado, apesar dos efeitos da guerra na Ucrânia, o número de pessoas que recebem subsídios de trabalho a tempo reduzido continua a diminuir.

Em abril, foram pagos subsídios a 401.000 pessoas em trabalhos a tempo reduzido e entre 01 e 26 de junho foram apresentadas candidaturas para 35.000 pessoas.

O trabalho subsidiado a tempo reduzido tem sido um instrumento fundamental na Alemanha para reduzir o impacto das crises económicas no mercado laboral.

O número de pessoas empregadas a pagar contribuições para a segurança social era de 45,5 milhões em junho, mais 772.000 do que há um ano, de acordo com números da agência federal de estatística (Destatis), citados pela Agência Federal de Emprego.

Leia Também: Vendas no comércio a retalho abrandaram para 2,1% em maio

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório