Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Interconexões ibéricas são "muito urgentes e importantes" para Bruxelas

A Comissão Europeia defendeu hoje que a criação de interconexões para a Península Ibérica é "muito urgente e importante", nomeadamente as interligações elétricas transfronteiriças, mas também para transporte de GNL e hidrogénio 'verde'.

Interconexões ibéricas são "muito urgentes e importantes" para Bruxelas
Notícias ao Minuto

14:13 - 18/05/22 por Lusa

Economia Crise/Energia:

"Precisamos de acelerar a introdução das interconexões e somos bastante defensores da criação de melhores ligações entre a Península Ibérica e o resto da Europa porque se formos bem-sucedidos na criação de um mercado global de energia, precisamos realmente de utilizar todo o potencial dos terminais de GNL [gás natural liquefeito] na Península Ibérica", disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia Frans Timmermans.

Questionado pela Lusa na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, no dia em é apresentado o pacote energético REPowerEU, o responsável europeu pela área do Pacto Ecológico Europeu acrescentou: "Para nós é muito importante [ter interligações de gás], mas também as interconexões elétricas transfronteiriças são importantes e melhorá-las na Península Ibérica, entre a Península Ibérica e a França, é muito urgente e de grande importância".

Na comunicação relativa ao REPowerEU, a Comissão Europeia defende que os atuais preços elevados da eletricidade na Península Ibérica "sublinham a necessidade" de construir interconexões, integradas num investimento adicional estimado de 29 mil milhões de euros na rede elétrica europeia até 2030, como já tinha sido noticiado pela Lusa.

No documento, a instituição vinca então que "os atuais preços elevados da eletricidade na Península Ibérica sublinham a importância de melhorar as interconexões elétricas transfronteiriças como uma forma rentável de assegurar um fornecimento de eletricidade seguro e acessível".

Por isso, segundo o documento a que Lusa teve acesso, "a Comissão continuará a apoiar e encorajar as autoridades espanholas e francesas a acelerar a implementação dos três projetos de interesse comum existentes através do Grupo de Alto Nível Sudoeste Europeu, com o objetivo de aumentar a capacidade de interligação entre a Península Ibérica e a França".

Hoje, Frans Timmermans notou que estas interconexões são "uma forma rentável de assegurar um fornecimento de eletricidade seguro e acessível", tendo nomeadamente "um efeito positivo na fixação de preços, o que é também algo com perspetivas de futuro".

Além disso, tendo em conta a "elaboração do futuro sistema energético de hidrogénio 'verde', então a ligação através de Espanha e Portugal torna-se cada vez mais importante na Europa", adiantou o comissário europeu, na resposta à Lusa.

Na atual configuração do mercado europeu, o gás determina o preço global da eletricidade quando é utilizado, uma vez que todos os produtores recebem o mesmo preço pelo mesmo produto --- a eletricidade --- quando este entra na rede.

Foi, aliás, por isso que Portugal e Espanha chegaram a acordo político com a Comissão Europeia sobre um mecanismo temporário ibérico para estabelecer um teto ao preço de gás para produção de eletricidade, que ainda necessita de aval formal e final de Bruxelas.

Sobre esta proposta, Frans Timmermans adiantou que "a proposta feita por Espanha e Portugal, a medida não foi oficialmente aprovada", embora já tinha tido um "parecer positivo por princípio" e sido incluída na "configuração da comunicação" de hoje.

"Temos de notar que a medida é adaptada à região com uma interconectividade muito limitada e outras particularidades", concluiu.

A comunicação da Comissão Europeia surge numa altura de conflito na Ucrânia provocado pela invasão russa, tensões geopolíticas essas que têm vindo a pressionar o mercado elétrico da União Europeia, com os preços a baterem máximos.

Leia Também: Facebook remove 21,7 milhões de conteúdos de violência no 1.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório