Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Centeno surpreendido com inflação e pede mais coordenação a nível europeu

O governador do Banco de Portugal (BdP) admitiu hoje que os últimos dados da inflação foram "uma surpresa" e pediu mais coordenação a nível europeu nas medidas de combate, desde logo na comunicação do surto inflacionista.

Centeno surpreendido com inflação e pede mais coordenação a nível europeu
Notícias ao Minuto

17:30 - 17/05/22 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Na conferência de imprensa de apresentação do Relatório do Conselho de Administração de 2021, Mário Centeno lamentou a "inexistência de um conjunto de medidas estabelecidas a nível europeu" e pediu cautela na comunicação do fenómeno da inflação devido aos efeitos nos agentes económicos.

É preciso saber "comunicar às famílias e empresas os resultados do surto inflacionista e o que está a ser feito para conter. [...] Esta crise requer mais parcimónia nas palavras e coordenação na ação", disse.

Segundo o governador do BdP, os inquéritos às famílias demonstram que essas têm, em generalidade, expectativas de inflação mais elevadas a médio prazo do que antecipam os indicadores de mercado da inflação.

Mário Centeno apelou a que "possa existir coordenação de política mais clara a nível europeu que transmita a famílias e empresas uma perspetiva de médio prazo mais compatível entre si".

Para o antigo ministro das Finanças, os últimos números da inflação em Portugal foram "uma surpresa" em abril a inflação de 7,2%, ao aproximarem-se dos níveis da zona euro (7,5% em abril), e corroboraram os riscos, adiantando que o Banco de Portugal levará isso em conta nas suas previsões de junho.

O governador disse que na evolução económica serão fundamentais fatores como a duração da guerra na Ucrânia e a reabertura da economia da China.

Para Centeno, atualmente estamos numa fase em que a "coordenação da política económica e monetária não é tão simples e de sucesso como em 2020", até porque fenómenos de inflação originários em choques de oferta são estranhos às capacidades dos bancos centrais de os gerirem.

Leia Também: Um em cada quatro britânicos salta refeições devido ao aumento de preços

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório