Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

"Não associamos ao Eurobic nenhum risco especial que deva ser referido"

O governador do Banco de Portugal disse hoje que não há um risco especial sobre o Eurobic, que está em processo de venda, e que espera que seja bem sucedida a alteração da estrutura acionista do banco.

"Não associamos ao Eurobic nenhum risco especial que deva ser referido"
Notícias ao Minuto

13:05 - 17/05/22 por Lusa

Economia Mário Centeno

"Em relação ao Eurobic, é uma instituição supervisionada, tem vindo a ser acompanhada e não associamos ao Eurobic nenhum risco especial que deva ser referido, antes pelo contrário", afirmou Centeno na conferência de imprensa da apresentação do Relatório do Conselho de Administração de 2021, que decorreu no Complexo do Carregado do Banco de Portugal.

O governador disse ainda que a alteração da estrutura acionista do banco é um tema público e afirmou esperar "que venha a ter sucesso, pois isso significará um acrescido sucesso para a instituição".

Centeno não deu mais informação sobre o tema.

Em fevereiro passado, o presidente do espanhol Abanca, Juan Carlos Escotet, confirmou o interesse numa eventual aquisição do EuroBic, afirmando que "todas as oportunidades estão em cima da mesa e são sempre analisadas".

"Até onde sei, é um processo competitivo e há vários participantes. Que eu saiba, não somos os únicos interessados, mas não temos novidades sobre esse processo neste momento", disse Escotet.

O Jornal Económico noticiou em 14 de janeiro que o Abanca estaria "em negociações exclusivas para comprar a totalidade" do capital do EuroBic, banco em que Isabel dos Santos colocou a sua participação à venda, na sequência do caso 'Luanda Leaks'.

O negócio esteve já muito perto de se concretizar em 2020, com o Abanca a chegar, em fevereiro desse ano, a um pré-acordo para comprar 95% do capital do EuroBic, mas o banco galego acabou por desistir do negócio, por considerar que "as condições acordadas [...] não foram cumpridas".

Num comunicado divulgado em junho de 2020, o Abanca afirmou que, "apesar de ter dedicado esforços e recursos significativos à aquisição de 95% do banco português EuroBic, foi forçado hoje [16 de junho] a desistir da operação, uma vez que as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas".

Já este ano, o presidente do Abanca afirmou que o banco continua atento a oportunidades de aquisições em Portugal, incluindo novamente Eurobic.

Leia Também: Multivision quer contratar 300 colaboradores até ao final do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório