Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

"É inegável que o país está a recuperar"

O presidente do conselho de administração da RTP, Alberto da Ponte, considera que a economia portuguesa está a recuperar, o que se reflete numa melhoria do comportamento do mercado publicitário.

"É inegável que o país está a recuperar"
Notícias ao Minuto

11:25 - 06/04/14 por Lusa

Economia Alberto da Ponte

Em entrevista à Lusa, Alberto da Ponte disse que "é inegável que o país está a recuperar", apontando o "menor índice de desconfiança das pessoas".

"Isso vê-se numa série de indicadores, inclusive o consumo privado, e acho que atrás do consumo interno e da sua melhoria vem também a melhoria do investimento publicitário", acrescentou.

E isso é "consequência de duas coisas: uma melhoria efetiva da economia portuguesa e também uma esperança", apontou.

"Sabemos que o mercado publicitário de televisão, nos dois primeiros meses, cresceu cerca de 6%, cresceu pela primeira vez desde há muito tempo", disse o gestor.

Em 2013, a RTP obteve 40,4 milhões de euros de receitas comerciais e para este ano tem um orçamento previsto de 35 milhões de euros.

"É expectável que nós, acompanhando com audiências mais o crescimento do mercado, consigamos maiores receitas comerciais. Vamos esperar por isso".

Questionado sobre se o Mundial de futebol, que este ano decorre no Brasil, irá contribuir para o aumento das receitas publicitárias, Alberto da Ponte foi perentório: "Não tenho dúvidas".

O objetivo da RTP "é que as receitas ligadas, direta ou indiretamente, ao Mundial possam cobrir os custos [desse campeonato] e que além disso possam ser uma espécie de trampolim para a RTP continuar a afirmar-se como uma estação que merece ser vista regularmente", salientou.

Sobre a questão da medição das audiências pela GfK, que foi alvo de polémica, Alberto da Ponte disse que houve uma verificação do sistema e que se chegou "à conclusão que havia ainda passos a dar no sentido de tornar melhor" o painel.

Na última reunião da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) foi decidido que haveria de se proceder "a uma melhoria, sendo certo que essa melhoria tem existido, é comprovável que houve um esforço da GfK para melhorar a sua representação", adiantou.

"Entendemos que haverá um trabalho de cerca de três a quatro meses até que o painel possa ser considerado (...) como totalmente representativo, mas estamos no bom caminho", acrescentou.

Também nas audiências da RTP "estamos no bom caminho", disse Alberto da Ponte, recordando que um dos objetivos estratégicos da empresa é ter 22% de 'share' com os dois canais (RTP1 e RTP2) até final do ano.

"Neste momento, os dois canais sobem praticamente 18%, comparando o primeiro trimestre de 2014 com o primeiro trimestre de 2013, é uma subida de três pontos. Acho que vamos cumprir esse objetivo", disse Alberto da Ponte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório