Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

RTP quer aumentar a taxa audiovisual

O presidente do conselho de administração da RTP disse à Lusa que a administração pretende uma garantia do Estado de que a taxa de contribuição para o audiovisual (CAV) é aumentada de acordo com a inflação.

RTP quer aumentar a taxa audiovisual
Notícias ao Minuto

07:18 - 06/04/14 por Lusa

Economia Alberto da Ponte

"Não prevejo, de modo algum, que as indemnizações compensatórias regressem", afirmou, em entrevista à Lusa Alberto da Ponte, por isso o conselho de administração da RTP pretende que "haja uma garantia da parte do acionista que essa contribuição para o audiovisual seja aumentada, pelo menos de acordo com a inflação todos os anos".

Desde o início deste ano que a RTP deixou de receber indemnização compensatória, passado a ser financiada pela CAV, que atualmente é de 2,65 euros e é cobrada através da fatura da eletricidade.

Alberto da Ponte justificou o pedido dessa garantia: "Suponha que um dia a senhora Merkel [chanceler alemã] acorda e diz que vamos desvalorizar o euro", isso levaria a "uma inflação muito grande" em Portugal.

"Ninguém de bom senso assinaria um contrato de concessão onde não estivesse prevista uma inflação", disse.

"Com a assinatura próxima, espero eu, do contrato de concessão, existe neste momento uma garantia de sustentabilidade da RTP", salientou Alberto da Ponte, que adiantou que a administração vai entregar esta semana o documento ao ministro da tutela, Poiares Maduro.

Sobre a polémica em torno do jornalista José Rodrigues dos Santos na sua condução do comentário feito ao ex-primeiro-ministro, José Sócrates, que levou a Associação de Telespectadores (ATV) a criticar o profissional e anunciar que iria enviar uma queixa para o regulador dos media (ERC), Alberto da Ponte desvalorizou a situação.

"Assisti ao programa. Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, acho que foi um programa equilibrado e interessante e não será da minha parte que se ouve qualquer crítica ou não crítica ao jornalista", disse.

Na sua opinião, e em termos gerais, Alberto da Ponte considerou que ser "um bocadinho mais de 'punch' em relação aos comentadores políticos é bem-vindo, permite naturalmente uma maior elucidação das pessoas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório