Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

São Pedro do Sul aprova contas de 2021 com receita de quase 21 milhões

As contas de 2021 do município de São Pedro do Sul foram aprovadas pela Assembleia Municipal, anunciou hoje a Câmara, que destaca uma taxa de execução de 85%, com uma receita próxima dos 21 milhões de euros (ME).

São Pedro do Sul aprova contas de 2021 com receita de quase 21 milhões
Notícias ao Minuto

19:32 - 09/05/22 por Lusa

Economia Câmara Municipal

"Depois de algumas revisões orçamentais que fomos fazendo ao longo do ano, para adaptar em função das circunstâncias e das vicissitudes que foram acontecendo, a execução atingiu os 85%, permitindo executar na ordem dos 21 ME", anunciou o vice-presidente da Câmara.

Pedro Mouro disse à agência Lusa que, estes valores, "demonstram o reduzido montante de encargos assumidos e não pagos no final do exercício", o que acaba por se traduzir "num dos melhores anos, face às circunstâncias como a covid-19.

"Ainda assim, conseguimos executar, em fim de quadro comunitário, as obras de grande dimensão. Umas estavam em fase terminal, outras ainda passaram para 2022, mas permitiu-nos executá-las e melhorar substancialmente o ativo do município", apontou.

As contas foram aprovadas em reunião de câmara e em assembleia municipal com os votos a favor do PS, liderado por Vítor Figueiredo, e a abstenção da oposição que, no concelho de São Pedro do Sul, está concentrada só num partido, o PSD.

"As contas agora aprovadas comprovam a manutenção da estratégia do executivo municipal, assente na manutenção do equilíbrio económico e financeiro, que tem permitido uma trajetória bastante favorável, a redução do prazo médio de pagamentos e a manutenção da margem de endividamento", defendeu.

Pedro Mouro destacou ainda a "estabilização da dívida, na ordem dos seis milhões de euros", um facto que o vice-presidente sublinhou, "por força de toda a conjuntura, é muito importante esta estabilização".

"Temos vindo a reduzir a dívida e, em 2021, não conseguimos manter a trajetória da descida, mas estabilizou, o que é importante" para o município de São Pedro do Sul (distrito de Viseu), defendeu.

Este responsável apontou ainda que, o valor das contas de 2021, "foi conseguido num período de aumento do investimento municipal traduzido na execução de inúmeros projetos das mais diferentes áreas", entre as quais, a rede viária, o saneamento, o abastecimento de água, o turismo ou a cultura e o desporto.

"Mesmo num contexto de aumento dos encargos com remunerações e de custos unitários de diversos bens e serviços, em especial dos energéticos, foi possível aumentar o ativo do município em cerca de três milhões de euros e melhorar substancialmente os resultados, tendo o resultado antes de depreciações quase duplicado para mais de um milhão de euros", sublinhou.

Leia Também: Madeira reconhece irregularidades nas contas de instituições subsidiadas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório