Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Governo aço cria 'voucher' para incentivar retoma do turismo em São Jorge

O Governo dos Açores vai atribuir um voucher de 35 euros aos turistas que visitem a ilha de São Jorge, para fazer face aos impactos económicos da crise sismovulcânica, até um montante máximo de 330 mil euros.

Governo aço cria 'voucher' para incentivar retoma do turismo em São Jorge
Notícias ao Minuto

11:35 - 09/05/22 por Lusa

Economia Açores/sismos

O regulamento do voucher "Welcome to São Jorge" foi hoje publicado em Jornal Oficial, depois de ter sido aprovado em Conselho de Governo na passada quinta-feira.

Segundo a resolução do Conselho de Governo, é "um incentivo financeiro à dinamização da economia local, como forma de atenuar o impacto decorrente da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, utilizável, exclusivamente, na aquisição de bens ou serviços em atividades relacionadas com o setor turístico".

O voucher começa a ser atribuído "cinco dias úteis" após a publicação da resolução, vigorando até ser atingido o montante global destinado a esta medida.

No entanto, o Governo regional tem prevista uma "reavaliação trimestral" para determinar a sua "continuidade ou cessação".

"O montante global máximo do apoio para realização da despesa com o voucher 'Welcome to São Jorge' é fixado em 330 mil euros", lê-se no regulamento do incentivo.

Cada voucher tem um valor de 35 euros e é destinado a "todos os visitantes não residentes na ilha de São Jorge, com idade igual ou superior a 12 anos", que apresentem "comprovativo de viagem e de reserva de alojamento de qualquer empreendimento turístico" na ilha e preencham um formulário.

O incentivo pode ser utilizado, num prazo de 15 dias a contar da viagem, na aquisição de bens e serviços na ilha, em estabelecimentos aderentes nas áreas de alojamento, transporte terrestre de passageiros, restauração e bebidas, aluguer de equipamento de transporte, aluguer de bens recreativos e desportivos, agências de viagens, recreação e lazer e outros serviços de turismo.

O executivo açoriano justifica esta medida com as "repercussões sociais e económicas" provocadas pela crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, que decorre desde 19 de março.

"Com o prolongamento desta situação, o impacto sobre a economia local tem vindo a agravar-se, em virtude das perdas verificadas, sobretudo ao nível do turismo e do comércio, pondo em causa a sustentabilidade das pequenas e médias empresas", aponta a resolução do Conselho de Governo, acrescentando que as empresas, "fragilizadas por dois anos de pandemia, começavam a evidenciar sinais de recuperação".

Segundo o Governo Regional, o turismo é "um dos setores mais afetados cumulativamente pela pandemia, pelo conflito armado [na Ucrânia] e ainda pela crise sismovulcânica".

A criação do voucher visa, por isso, "aumentar os fluxos turísticos para a ilha de São Jorge, de forma a dinamizar a economia local e compensar as perdas decorrentes da situação sismovulcânica".

De acordo com dados do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), desde 19 de março foram registados mais de 32.300 sismos na ilha de São Jorge, dos quais 269 sentidos pela população.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Leia Também: Açores: São Jorge com um abalo sentido pela população nas últimas horas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório