Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

CNA: Medidas para mitigar efeitos da seca e preços são "insuficientes"

Confederação Nacional da Agricultura pede apoios a fundo perdido para responder à "grave" situação. 

CNA: Medidas para mitigar efeitos da seca e preços são "insuficientes"
Notícias ao Minuto

16:08 - 15/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Agricultura

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera que as medias anunciadas pelo Governo para mitigar o impacto da seca e dos custos de produção são insuficientes e pede apoios a fundo perdido para responder à "grave" situação. 

"As medidas anunciadas pela Ministra da Agricultura para fazer face à seca e aos efeitos do conflito na Ucrânia são manifestamente insuficientes para acudir à grave situação dos agricultores, que necessitam, no imediato e urgentemente, de ajudas a fundo perdido para salvar as explorações", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A CNA acrescenta que o Governo não pode "continuar com o ilusionismo político da já conhecida propaganda dos milhões para a agricultura". 

"Para além das derrogações, de créditos ou projetos de investimento para o futuro, os agricultores precisam urgentemente de ajudas a fundo perdido pela perda de rendimento e capazes de repor o potencial produtivo perdido", pode ler-se no mesmo comunicado. 

O Governo vai aumentar em 30 milhões de euros, para 50 milhões, a linha de crédito para o setor agrícola que foi lançada para fazer face à seca, anunciou na segunda-feira a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

No âmbito das medidas, a ministra da Agricultura disse ainda que o Governo está a trabalhar para uma "isenção ou redução" de tributação em sede de ISP - Imposto sobre Produtos Petrolíferos para o gasóleo colorido e marcado agrícola.

Leia Também: Invasão da Rússia é "abalo tectónico" que merece "toda a nossa oposição"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório