Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Wall Street fecha em terreno misto com Nasdsaq a subir

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em ordem dispersa uma sessão muito volátil, com os investidores a ponderarem as severas sanções financeiras ocidentais à Federação Russa, em resposta à invasão da Ucrânia.

Wall Street fecha em terreno misto com Nasdsaq a subir
Notícias ao Minuto

23:28 - 28/02/22 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average, que tinha aberto em nítida baixa, acabou por fechar em baixa de 0,49%, para os 33.892,60 pontos.

Pelo contrário, o tecnológico Nasdaq, que tinha aberto em baixa, acabou em alta de 0,41%, para as 13.751,40 unidades, e o alargado S&P500 cedeu apenas 0,24%, para os 4.373,94 pontos, depois de ter evoluído em forte baixa ao longo do dia.

A sessão concluiu um novo mês de baixa na bolsa nova-iorquina, depois de um difícil mês de janeiro.

OS EUA anunciaram na segunda-feira que iriam congelar os ativos do banco central russo, concretizando uma das medidas decididas contra os bancos russos este fim de semana com a União Europeia, às quais se juntaram o Japão e a Suíça.

As primeiras negociações russo-ucranianas ocorreram na Bielorrússia e as suas delegações reentraram nos respetivos Estados para "consulta".

A União Europeia encerrou o seu espaço aéreo, enquanto Vladimir Putin interditou o espaço aéreo russo a numerosas companhias aéreas.

"A incerteza é elevada e a questão não é clara. Quando se está assim, há uma fuga para os ativos seguros, como as obrigações do Tesouro, dinheiro líquido, ouro ou os metais preciosos", comentou David Kotok, estratega-chefe da Cumberland Advisors.

Os rendimentos da dívida pública dos EUA a 10 anos, que evoluem em sentido inverso do preço das mesmas, que eram muito procuradas, caíram para um mínimo de um mês, para os 1,81%.

O dólar ganhou quase 0,50% em relação ao euro, evoluindo a 1,1214 dólares por um euro, enquanto as cotações do petróleo voltaram a subir.

"As sanções impostas foram muito severas e os investidores inquietam-se com o 'boomerang´ económico que pode resultar da permanência prolongada das sanções", indicou Peter Cardillo, da Spartan Capital.

"Ignoramos como as sanções vão correr. Sabemos que o método de pagamento mudou, mas só depois poderemos saber a relação com os pagamentos" e a cascata de incumprimentos que pode ocorrer, disse David Kotok, aludindo à exclusão dos bancos russos do sistema SWIFT.

"Quando se bloqueiam os pagamentos da ou para a Federação Russa, estes pagamentos já estavam previstos para serem utilizados em outra coisa. quando o pagamento não chega, a transação seguinte não ocorre e o risco de contágio aparece", advertiu.

Os grandes bancos, como o JPMorgan e o Citigroup, perderam mais de quatro por dento.

Pelo contrário, as ações do setor da defesa valorizaram fortemente com, por exemplo, a Lockheed Martin ou a Northrop Grumman a subirem respetivamente 6,67% e 7,93%.

Leia Também: Wall Street abre em baixa de olhos postos na Ucrânia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório