Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Docentes exigem fim dos vínculos precários reconhecidos pelo Governo

Cerca de três centenas de professores estiveram hoje concentrados junto ao ministério das Finanças para exigir a conclusão dos processos de regularização dos seus vínculos laborais precários.

Docentes exigem fim dos vínculos precários reconhecidos pelo Governo
Notícias ao Minuto

13:30 - 20/01/22 por Lusa

Economia Ministério das Finanças

"Vou fazer 20 anos que fiz o estágio pedagógico e neste momento ganho menos do que uma pessoa que comece a trabalhar hoje", contou à Lusa Firmino Bernardo, 45 anos, professor contratado na Escola Gago Coutinho, em Alverca, há uma década.

Firmino Bernardo era um dos manifestantes que hoje se concentraram junto ao ministério. O docente contratado concorreu em 2017 ao programa de regularização dos vínculos precários (PREVPAP) e, em 2019, foi informado que a situação seria regularizada: "Recebi um email com um parecer favorável dizendo que o vínculo precário tinha que ser corrigido, mas continuo à espera", contou à Lusa.

Este ano, Firmino Bernardo dá aulas de Expressão Dramática e de Teatro, disciplinas que não têm grupo de recrutamento e por isso não existem concursos que permitam a sua entrada para os quadros.

"Já deveria haver este grupo de recrutamento, porque estas disciplinas existem nas escolas desde os anos 80", criticou o professor.

Segundo números da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Firmino Bernardo é apenas um dos cerca de 50 docentes que têm os processos bloqueados por falta de concursos públicos.

São professores de escolas de todo o país, nomeadamente da área do Teatro, que têm sido contratados como técnicos especializados das escolas públicas e formadores que, apesar de já terem obtido homologação, continuam a aguardar a abertura dos concursos para integração nos quadros, disse à Lusa o secretário-geral da Fenprof.

"Se os concursos não abrirem, os colegas não sabem o que lhes poderá acontecer e temem continuar numa situação de precariedade", alertou Mário Nogueira.

"Estarmos aqui para que o senhor ministro das Finanças explique a estes professores a razão pela qual continua sem abrir o concurso para que possam ver o seu vínculo laboral regularizado", explicou, lembrando que os processos de regularização destes vínculos receberam luz verde dos ministérios da Educação e das Finanças.

Mário Nogueira lembra que esta é apenas mais uma das situações que pode levar a que mais docentes deixem a carreira.

"Entre 10 a 12 mil professores abandonaram a profissão na última década, porque não saem da precariedade", lamentou o secretário-geral da Fenprof, lembrando que muitos destes docentes tinham mais de uma década de experiência em sala de aula, tinham "corrido o país inteiro", muitos estiveram a dar aulas nas regiões autonomias e no estrangeiro.

Depois ficam colocados em escolas longe de casa, com horários incompletos, que se traduzem em salários que, muitas vezes, não permitem sequer pagar a habitação. Para muitos, a solução passa por deixar a profissão, conclui Mário Nogueira.

Eram professores que trabalhavam em escolas desde o ensino pré-escolar até ao secundário, contou o líder da Fenprof, acrescentando que este ano, os professores que entraram para os quadros tinham "em média 46 anos de idade".

Leia Também: Temos de nos manter atentos e vigilantes à inflação, diz João Leão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório