"Discrepâncias acentuadas". DECO alerta para diferenças no preço da água

De acordo com uma análise da associação, as diferenças encontradas chegam a superar os 400 euros por ano.

água, toneira, fatura da água, preço da água

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
12/01/2022 09:50 ‧ 12/01/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

fatura da água

A DECO Proteste alertou, esta quarta-feira, para a falta de equidade dos preços na fatura da água entre concelhos. De acordo com uma análise da associação, as diferenças encontradas chegam a superar os 400 euros por ano.

"A DECO Proteste, organização de defesa do consumidor, analisou as tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos incluídas nas  faturas de água cobradas aos cidadãos nos 308 municípios do país. Segundo os dados apurados, existem discrepâncias acentuadas, sendo que a comparação mais extrema entre os municípios, identifica uma diferença que supera os 400 euros anuais – um valor muito significativo", pode ler-se num comunicado ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

Um dos exemplos encontrados pela DECO Proteste está entre a Trofa, no Porto, e Vila Nova de Foz Côa, na Guarda. Os habitantes do primeiro local pagaram, em 2021, pela água que saiu das torneiras das suas casas, pelo seu tratamento e pelo serviço de resíduos sólidos 503 euros por 120 m3, ao passo que os segundos ficaram-se por 88,20 euros – "menos 414,80 euros". 

"Uma família de três ou quatro pessoas, em diferentes zonas do país, e com um gasto idêntico, recebe faturas bastante desiguais. O cidadão de Vila do Conde pagou 250 euros por ano pelo abastecimento, mas, não muito longe, o de Terras de Bouro, somente 46,50. Ou, mais a sul, o de Penedono, 53,80 euros, ou ainda, nas planícies alentejanas, o almodovarense, 56,68 euros", diz Elsa Agante, team leader de energia e sustentabilidade da DECO Proteste, citada em comunicado. 

Por este motivo, Elsa Agante defende que é necessário o reforço do quadro regulatório no que diz respeito a regras e princípios de faturação: "Os serviços de águas são comandados por numerosas entidades, com dimensão e capacidade financeira distintas, às quais falta um modelo de gestão com regras comuns". 

Quanto custa a água no seu município?  A DECO Proteste tem disponível um mapa interativo - ao qual pode aceder aqui - onde é possível saber quanto custa a fatura da água no seu município.

Leia Também: Publicado diploma sobre regime jurídico dos empréstimos participativos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas