Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 31º

"Discrepâncias acentuadas". DECO alerta para diferenças no preço da água

De acordo com uma análise da associação, as diferenças encontradas chegam a superar os 400 euros por ano.

"Discrepâncias acentuadas". DECO alerta para diferenças no preço da água
Notícias ao Minuto

09:50 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia fatura da água

A DECO Proteste alertou, esta quarta-feira, para a falta de equidade dos preços na fatura da água entre concelhos. De acordo com uma análise da associação, as diferenças encontradas chegam a superar os 400 euros por ano.

"A DECO Proteste, organização de defesa do consumidor, analisou as tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos incluídas nas  faturas de água cobradas aos cidadãos nos 308 municípios do país. Segundo os dados apurados, existem discrepâncias acentuadas, sendo que a comparação mais extrema entre os municípios, identifica uma diferença que supera os 400 euros anuais – um valor muito significativo", pode ler-se num comunicado ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

Um dos exemplos encontrados pela DECO Proteste está entre a Trofa, no Porto, e Vila Nova de Foz Côa, na Guarda. Os habitantes do primeiro local pagaram, em 2021, pela água que saiu das torneiras das suas casas, pelo seu tratamento e pelo serviço de resíduos sólidos 503 euros por 120 m3, ao passo que os segundos ficaram-se por 88,20 euros – "menos 414,80 euros". 

"Uma família de três ou quatro pessoas, em diferentes zonas do país, e com um gasto idêntico, recebe faturas bastante desiguais. O cidadão de Vila do Conde pagou 250 euros por ano pelo abastecimento, mas, não muito longe, o de Terras de Bouro, somente 46,50. Ou, mais a sul, o de Penedono, 53,80 euros, ou ainda, nas planícies alentejanas, o almodovarense, 56,68 euros", diz Elsa Agante, team leader de energia e sustentabilidade da DECO Proteste, citada em comunicado. 

Por este motivo, Elsa Agante defende que é necessário o reforço do quadro regulatório no que diz respeito a regras e princípios de faturação: "Os serviços de águas são comandados por numerosas entidades, com dimensão e capacidade financeira distintas, às quais falta um modelo de gestão com regras comuns". 

Quanto custa a água no seu município?  A DECO Proteste tem disponível um mapa interativo - ao qual pode aceder aqui - onde é possível saber quanto custa a fatura da água no seu município.

Leia Também: Publicado diploma sobre regime jurídico dos empréstimos participativos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório