Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Seis resoluções de Ano Novo que não podem ficar só no papel

Aproveite 2022, estabeleça novos objetivos e tente cumpri-los. 

Seis resoluções de Ano Novo que não podem ficar só no papel
Notícias ao Minuto

08:07 - 26/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Ano Novo

Com o Ano Novo à porta, muitos aproveitam esta altura para fazer balanços e estipular novas metas para o próximo ano. Se lhe faltam ideias, o Doutor Finanças reuniu um conjunto de seis resoluções que não podem ficar só no papel. Aproveite 2022, estabeleça novos objetivos e tente cumpri-los. 

1. Entrar no Ano Novo a praticar exercício físico

"Para que em 2022 consiga concretizar esta intenção, sugerimos:

  • Opte por um ginásio que fique perto da sua área de residência ou do seu local de trabalho, pois assim, não tem de perder muito tempo no trajeto;
  • Muitos ginásios praticam preços mais baixos para quem escolhe horas menos movimentadas. Se tiver disponibilidade nesses períodos é uma forma de poupar;
  • Para se manter motivado, escolha as modalidades que mais gosta;
  • Convide um amigo, familiar ou colega de trabalho para o acompanhar, pois assim tem sempre alguém que o ajude a não desistir.

No entanto, se quer praticar exercício físico, mas não gosta ou não tem disponibilidade financeira para inscrever-se num ginásio, faça exercício ao ar livre. Pode optar por correr, andar de bicicleta ou até mesmo apenas fazer caminhadas. Seja qual for a sua opção, o importante é que em 2022 deixe de ter uma vida sedentária e comece a melhorar a sua saúde e qualidade de vida praticando exercício físico."

2. Deixar de fumar

"Deixar de fumar deve ser uma das resoluções de Ano Novo mais comuns. No entanto, é essencial passar à prática. Deixar de fumar para além dos benefícios que traz para a sua saúde, e a qualidade de vida que devolve, é também importante para a sua saúde financeira. Para que consiga ser bem sucedido neste resolução, além da motivação, que é essencial, pode precisar de ajuda médica. Existem consultas de cessação tabágica no Serviço Nacional de Saúde. Peça mais informações no hospital ou centro de saúde da sua área de residência."

3. Ter uma alimentação mais saudável

"Ter uma alimentação mais saudável é fundamental para aumentar a sua qualidade de vida e não pode faltar na sua lista de resoluções para o próximo ano. Aconselhamos, por isso, que: beba mais água e evite o consumo de refrigerantes. O ideal é que consiga beber cerca de 2 litros de água por dia. Se não gostar de água, pode optar por água aromatizada ou chá, mas sem açúcar. Coma menos em cada refeição e faça mais refeições por dia. O ideal é fazer 5 refeições, nomeadamente, pequeno almoço, um lanche a meio da manhã, almoço, um lanche a meio da tarde e o jantar; Coma mais frutas e legumes; Evite comer fritos, prefira os cozidos e grelhados; Reduza o consumo de doces. Coma apenas em festas ou ocasiões especiais; Reduza o consumo de sal. Para temperar os alimentos, opte por especiarias ou ervas aromáticas."

4. Aumentar a formação no Ano Novo

"Aumentar a formação é uma intenção que deve estar sempre nas listas de resoluções. Isto tanto para que possa progredir profissionalmente como para aprender algo que sempre quis, mas que ainda não teve oportunidade. O seu objetivo é progredir na carreira? Faça um levantamento das competências que necessita para uma eventual promoção. Precisa de aprender um novo idioma, aprofundar as suas competências de liderança ou de comunicação? Faça uma pesquisa das opções que existem no mercado."

5. Ter uma vida financeira mais saudável

"Quem é que nunca colocou na sua lista de resoluções de Ano Novo ter uma vida financeira mais saudável? Para que esta intenção não fique apenas no papel, sugerimos:

  • Faça todos os meses uma pequena poupança;
  • Evite comprar por impulso. Antes de ir à compras faça sempre uma lista com o que realmente necessita;
  • Aproveite os saldos e promoções. Compre artigos em segunda mão, opte por produtos de marca branca e utilize os cartões de fidelização das lojas, pois dão acesso a vantagens exclusivas;
  • Invista o seu dinheiro de forma responsável. Os depósitos a prazo atualmente oferecem taxas de juros muito baixas, contudo, existem outras opções com capital garantido, como os certificados do tesouro ou os seguros de capitalização por exemplo. No entanto, se está disposto a assumir riscos, existem produtos mais rentáveis, mas sem capital garantido. Informe-se e invista de acordo com o seu perfil.
  • Obtenha um rendimento extra no final do mês. Pode por exemplo começar a fazer um part time ou transformar um hobbie num negócio. Gosta de cozinhar? Comece a cozinhar para fora. Aproveite as potencialidades das redes de sociais para divulgar a sua atividade e coloque mãos à obra."

6. Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional

"Ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é, sem dúvida, o desejo de muitas pessoas. Para que o consiga realizar, sugerimos:

  • Seja mais organizado, planeie as suas tarefas e aumente a sua produtividade. Desta forma, além de entregar o seu trabalho com a mesma, ou mais, qualidade vai fazê-lo em menos tempo, o que lhe permite ter mais disponibilidade para a família e amigos;
  • Aprenda a dizer não. Se sabe que não vai conseguir fazer determinada tarefa é preferível dizê-lo a entregar um trabalho sem qualidade suficiente ou estar constantemente a sacrificar a sua vida pessoal;
  • Caso tenha possibilidade, pondere o teletrabalho. Se for organizado, este sistema de trabalho vai permitir-lhe ter mais tempo para a vida pessoal;
  • Sente-se sobrecarregado? Fale com o seu chefe e peça para delegar algumas tarefas ou peça ajuda a um colega.
  • Faça o planeamento antecipado de férias ou fins de semana com a sua família ou amigos;
  • Quando estiver de férias ou de fim de semana reserve uns minutos para verificar mensagens e e-mails, depois, desligue-se do trabalho."

Leia Também: Governo altera regime jurídico aplicável aos serviços postais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório