Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Leão confirma. TAP recebe 530 milhões de euros na próxima semana

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou hoje que a TAP vai receber já na próxima semana uma injeção de cerca de 530 milhões de euros, depois de Bruxelas ter dado 'luz verde' ao plano de reestruturação da transportadora.

Leão confirma. TAP recebe 530 milhões de euros na próxima semana
Notícias ao Minuto

14:52 - 23/12/21 por Lusa

Economia TAP

Após o "sucesso da aprovação" do programa de reestruturação, "vamos agora, na próxima semana, injetar mais cerca de 530 milhões de euros na TAP", disse hoje o ministro as Finanças, confirmando o valor que tinha sido avançado pelo jornal digital Eco.

João Leão falava aos jornalistas no Ministério das Finanças, em Lisboa, depois de hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter divulgado as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional que revelam que Portugal registou um excedente de 3,5% do PIB no 3.º trimestre do ano, o que compara com um défice de 4,2% no período homólogo.

O ministro reiterou ainda que o Governo espera cumprir a meta de défice prevista para o conjunto do ano e que é de 4,3%, acentuando que a existir desvio será no sentido de ficar abaixo desta meta.

A mesma informação hoje divulgada indica que, até setembro, o défice orçamental atingiu os 2,5%, caindo 2,6 pontos percentuais face ao défice observado nos primeiros três trimestres de 2020, mas deverá aproximar-se da meta os 4,3% para o conjunto do ano de 2021.

Como referiu João Leão, em termos orçamentais, o terceiro trimestre do ano é tipicamente um dos mais favoráveis concretamente do lado da despesa, uma vez que não há lugar ao pagamento de subsídios de férias e de Natal, efeito que já não se verifica nos últimos três meses do ano.

A isto somaram-se ainda alguns efeitos extraordinários registados no terceiro trimestre, como o acerto de contas em de cerca de 1,1 mil milhões de euros de juros pagos ao abrigo do programa de assistência económica e financeira.

A nova injeção na TAP, prevista para a próxima semana, é mais um fator que justifica a diferença de resultados no quarto trimestre de 2021 face ao anterior.

"Estes 530 milhões de euros [de injeção na TAP] também ajudam a explicar porque é que no quarto trimestre deste ano o desempenho das contas públicas vai ser diferente deste terceiro trimestre", disse o ministro, assegurando: "No final do ano vamos cumprir mais uma" vez a meta definida do défice.

Esta terça-feira, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, esclareceu que os apoios à TAP atingirão o limite de 3.200 milhões de euros, devido a valores já pagos e a outros que ainda irão ser aprovados.

Leia Também: Finanças realçam défice em 2,5% do PIB até setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório