Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Conferência ministerial da OMC poderá realizar-se em março

A conferência ministerial da OMC, que deveria ter-se realizado esta semana em Genebra, mas foi cancelada no último minuto devido ao surto da variante Ómicron, poderá ter lugar no início de março de 2022, foi hoje anunciado.

Conferência ministerial da OMC poderá realizar-se em março
Notícias ao Minuto

10:54 - 30/11/21 por Lusa

Economia OMC

Depois de uma reunião com a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, no domingo, o presidente e os vice-presidentes da conferência ministerial propuseram na segunda-feira, numa carta às delegações, que esta "fosse convocada para a primeira semana de março de 2022, se as condições o permitirem".

A conferência ministerial da OMC, a primeira desde o final de 2017, deveria ter-se realizado de 30 de novembro a 03 de dezembro deste ano na sede da organização com cerca de 4.000 participantes, incluindo chefes de Estado e mais de uma centena de ministros.

A conferência deveria ter-se realizada no Cazaquistão em junho de 2020, mas já tinha sido adiada depois do aparecimento dos primeiros casos de covid-19 no final de 2019.

Desta vez, sofreu com o aparecimento da nova variante Ómicron do coronavírus, detetada em novembro na África Austral e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreveu como "preocupante" na passada sexta-feira.

No mesmo dia, após uma reunião de emergência, os 164 membros da OMC concordaram na sexta-feira em adiar "sine die" a 12.ª conferência ministerial devido à deterioração da situação epidemiológica e às restrições de viagem daí resultantes.

Na carta enviada às missões e consultada pela AFP, o presidente e os vice-presidentes da conferência dizem "apoiar plenamente" a decisão, mas sublinham: "Este adiamento não deve ser motivo para não arregaçarmos as mangas, mas, pelo contrário, devemos manter o atual ímpeto e desenvolvê-lo".

Convidam as delegações em Genebra a continuar o trabalho em todas as áreas e a "concluir acordos o mais rapidamente possível", sem esperar pela vinda dos ministros.

"Em particular, acreditamos que cabe aos membros, no meio da pandemia, alcançar rapidamente uma convergência sobre a resposta da OMC à pandemia, incluindo encontrar uma solução sensata para o seu aspeto de propriedade intelectual", adiantam.

"Além disso, dado que as negociações sobre os subsídios à pesca fizeram progressos significativos nas últimas semanas, apelamos a todos para que mostrem flexibilidade e permitam que os negociadores em Genebra eliminem o mais rapidamente possível as diferenças remanescentes nesta área", acrescentam.

Esta conferência seria a primeira de Okonjo-Iweala, que chegou em março e tem sido amplamente elogiada pela sua incansável vontade de restaurar o perfil da OMC no meio da crise e das crescentes rivalidades entre as duas maiores economias mundiais: a China e os Estados Unidos.

Leia Também: Lucro da Volvo Cars quintuplica até setembro para 1.158 mihões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório