Medicamentos: 35% dos portugueses preferem de marca em vez dos genéricos
De acordo com a DECO PROTESTE, as razões podem ser várias, como a preferência ou o desconhecimento.

© iStock

Economia Medicamentos
Uma análise da DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, revela que mais de um terço dos portugueses (35%) preferem comprar medicamentos sujeitos a receita médica de marca em vez de recorrerem aos genéricos.
O estudo da associação revela que "três quartos dos portugueses referiram confiar nos medicamentos genéricos, porém, quando têm de comprar um medicamentos sujeito a receita médica, 35% prefere os de marca", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
De acordo com a DECO PROTESTE, as razões podem ser várias, como a preferência ou o desconhecimento.
"Os dados apurados revelam que 18% dos portugueses não acreditam que os efeitos terapêuticos dos medicamentos genéricos sejam iguais aos dos medicamentos de marca", indica a Associação.
Os medicamentos genéricos apresentam um preço entre 20% a 35% inferior ao de marca, explica a Associação, adiantando que 89% dos inquiridos referiu que sempre que existe um genérico mais barato, este deve ser indicado pelo farmacêutico.
Porém, 44% afirmou ter sido obrigado a comprar medicamentos de marca no último ano por não haver genéricos, algo que pode ser justificado pela falta de provisão ou pela inexistência dessa mesma solução para o medicamento em questão.
Leia Também: EMA aprova vacina da Pfizer para crianças dos 5 aos 11 anos
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Comentários
Regras de conduta dos comentários