Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

'Síndrome de 6ª feira': Sete dicas para um dia de trabalho mais produtivo

Fique a par de algumas dicas para aumentar a sua produtividade nesta sexta-feira e desfrutar de um fim de semana 'sem pendentes'.

'Síndrome de 6ª feira': Sete dicas para um dia de trabalho mais produtivo
Notícias ao Minuto

08:55 - 19/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Produtividade

Sexta-feira é, para muitos, o culminar de uma semana de trabalho e, por isso, "a produtividade às sextas-feiras nem sempre é a desejável e muitas pessoas aproveitam o dia para descomprimir", revela a Adecco.  O cansaço acumulado pode induzir a mentalidade de que qualquer tarefa pode ficar para a próxima semana: é a chamada 'síndrome de 6.ª feira'.

Contudo, isto pode ser contornado com algumas dicas que pode implementar já hoje, de modo a aumentar a sua produtividade e desfrutar de um fim de semana 'sem pendentes', de acordo com a Adecco. Tome nota: 

1. Trate das tarefas pendentes

"Todos queremos começar na segunda-feira com o pé direito. Então, porque não usar a sexta-feira para tratar de tarefas pendentes, como por exemplo, responder a todos os e-mails aos quais não teve oportunidade durante a semana? Em termos de organização é bastante eficaz, pois pode riscar esta tarefa necessária, mas sempre adiada, que tantas vezes nos ocupa mentalmente durante o fim-de-semana a pensar nos e-mails que precisa de responder na segunda-feira. Comece pelo mais importante e responda a todos até a lista estar limpa."

2. Agende reuniões

"A marcação de reuniões às sextas-feiras é uma ótima forma de aproveitar um dia em que a produtividade é baixa. A maioria das pessoas tem menos tarefas agendadas para este dia, sendo uma forma mais leve de terminar a semana. Utilize estas reuniões para encerrar a semana anterior e planear a semana seguinte."

3. Guarde tarefas de rotina para sexta-feira

"Menos motivação e energia à sexta-feira? É uma realidade para muitas pessoas. No final da semana, estamos muitas vezes exaustos, por isso é a altura perfeita para fazer tarefas de rotina que não requerem muita reflexão. Tudo depende do seu trabalho, mas o ideal é escolher tarefas que não exijam concentração profunda, mas leves e simples, tais como verificar o seu calendário de trabalho, ponto de situação de projetos, fazer telefonemas e outras tarefas de rotina que o ajudem a organizar-se."

4. Planeie uma recompensa de fim-de-semana

"A maioria de nós poderia recorrer a um pouco de motivação para trabalhar mais às sextas-feiras. Uma recompensa de fim-de-semana pode ser apenas o que precisa para completar a sua lista de afazeres. A recompensa não tem de ser nada elaborada. Pode ser tão simples como uma fatia de pizza no restaurante favorito, uma noite de cinema ou qualquer outra coisa que goste. Por vezes tudo o que precisamos é de um pequeno incentivo para percorrer o quilómetro extra no final da semana."

5. Evite iniciar novos projetos

"A sexta-feira não é o melhor dia para iniciar um novo projeto. Após uma semana atarefada, pode ser um desafio ter o foco e a capacidade mental para agarrar um novo projeto. Em vez de se esforçar para o arranque de um projeto, opte por tarefas menos desafiantes para que se possa fazer mais. Além disso, é provável que esteja na sua mente durante o fim-de-semana."

6. Iniciar o planeamento para segunda-feira

"Um dos usos mais eficazes do tempo na sexta-feira, especialmente durante a tarde, é começar a planear a semana seguinte, em particular a segunda-feira para um arranque da semana mais organizado. Ajudá-lo-á a pôr as coisas em ordem e a ter uma compreensão detalhada do que pode esperar."

7. Experimente as tarde de sexta-feira sem email

"Sejamos honestos, ninguém responde a (ou gosta de receber) emails de sexta-feira à tarde. A maioria das pessoas tem um pé na rua nesses dias. As pessoas tiram os seus dias de férias e partem cedo. Isto torna o dia  geralmente mais silencioso no escritório. Se tiver energia e capacidade mental, use este tempo para se concentrar no trabalho. Não envie e-mails ou mensagens de redes sociais. Terá mais tempo para se concentrar no seu trabalho e fazer muita coisa. Vá para o fim-de-semana com a sensação de trabalho cumprido e a cabeça focada onde deve: na compensação do que lhe dá prazer e restabelece as suas energias de forma a equilibrar melhor a sua vida pessoal e profissional."

Leia Também: Testes rápidos voltam a ser grátis (e "não estão previstas exceções")

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório