Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Plano dos Açores para 2022 com 182 milhões para transportes

O secretário dos Transportes, Turismo e Energia do Governo dos Açores, Mota Borges, afirmou hoje que o Plano da região para 2022 prevê um investimento de 182 milhões de euros para os "transportes e acessibilidades".

Plano dos Açores para 2022 com 182 milhões para transportes
Notícias ao Minuto

14:44 - 05/11/21 por Lusa

Economia Governo Regional

"No Plano para 2022, está previsto o financiamento na ordem dos 182 milhões de euros para os transportes e acessibilidades, sendo 123 milhões de euros para o setor aéreo e 59 milhões para o setor marítimo", declarou.

O secretário regional falava hoje na comissão de Economia do parlamento açoriano, a propósito do Plano e Orçamento da região para 2022, numa audição que não motivou intervenções dos deputados.

Mota Borges realçou que o "nível populacional" das ilhas açorianas "inviabiliza o acesso a economias de escala", o que "obriga a elevados níveis de investimento" e a uma "multiplicidade de infraestruturas", lembrando que a região tem "13 portos comerciais e nove infraestruturas aéreas".

No setor do Turismo, Mota Borges destacou que as "grandes prioridades" do executivo (PSD, CDS-PP, PPM) são o "apoio às empresas" e a "promoção da atividade turística da região".

"Para todo o setor turístico, o ano 2021 tem sido de uma exigência fora do comum, mas estamos convictos de que terá sido o ano do início de uma retoma significativa. Depois da paragem de 2020 [devido à pandemia de covid-19] e do enorme esforço de recuperação em 2021, olhamos para 2022 como uma oportunidade", afirmou.

Segundo o governante, o Plano da região para 2022 vai "continuar a fomentar a dispersão dos fluxos turísticos por todas as ilhas e ao longo de todo o ano".

Mota Borges destacou estar prevista a "revisão e a implementação" do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores

"Vamos finalmente ter atualizados os grandes documentos orientadores do setor", assinalou.

Os membros do Governo dos Açores estão a ser ouvidos no âmbito da proposta de Plano e Orçamento da região para 2022, que foi entregue terça-feira na Assembleia Regional, onde serão discutidos e votados no final deste mês.

O Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo, pela IL, pelo Chega e pelo deputado independente Carlos Furtado.

Leia Também: Restauração pode superar valores de 2019 se mantiver ritmo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório