Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

CAP defende eleições em fevereiro para haver campanha eleitoral efetiva

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse que defendeu hoje, na audiência com o Presidente da República, a realização de eleições legislativas num prazo curto, mas que permita uma campanha eleitoral efetiva.

CAP defende eleições em fevereiro para haver campanha eleitoral efetiva
Notícias ao Minuto

17:08 - 29/10/21 por Lusa

Economia OE/Crise

"A CAP defende que haja tempo para a realização de uma campanha que, sem comprometer a necessidade de uma resposta eleitoral célere, permita o debate democrático e o escrutínio amplo aos programas eleitorais e às diversas propostas políticas que venham a ser apresentadas. Eleições num prazo curto, sim; mas num prazo que permita debate, esclarecimento e escrutínio", começou por explicar a confederação, em comunicado.

Desta forma, para a entidade, "as eleições não se deverão realizar antes de fevereiro", para que, assim, "possa haver uma campanha eleitoral esclarecedora e consequente".

O Presidente da República está hoje reunido com os parceiros sociais, na sequência do 'chumbo' do Orçamento do Estado para 2022, na quarta-feira, com os votos contra do PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega e IL, abrindo caminho a eleições legislativas antecipadas.

O PS foi o único partido a votar a favor da proposta orçamental, que mereceu as abstenções do PAN e das duas deputadas não-inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Em comunicado, a confederação adianta que transmitiu ainda ao Chefe de Estado a sua "apreensão sobre a possibilidade de promulgação de diplomas oriundos da Assembleia da República neste período que antecede a dissolução daquele órgão, por saber que já existe agendamento de matérias com impacto negativo no setor agrícola".

Para a CAP, compete ao Presidente da República, nesta fase, "um especial dever de apreciação e fiscalização sobre a produção legislativa".

"Preocupa a CAP que, por motivos de tática político-eleitoral, sejam aprovados diplomas de forma precipitada, apenas destinados a servirem interesses táticos e conjunturais. Nesse sentido, a CAP pediu ao senhor Presidente da República que tenha particular atenção à produção legislativa capaz de afetar negativamente o mundo rural", rematou.

Leia Também: CAP admite regresso à Concertação para apreciar subida do salário mínimo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório