Em comunicado hoje divulgado, a AdC informa que, na fixação do montante das coimas, tomou em linha de conta a colaboração das duas empresas, nomeadamente durante a fase de análise das operações de concentração notificadas, bem como o facto de as operações terem sido "voluntariamente notificadas", ainda que posteriormente.
A ausência de notificação prévia de operações de concentração, nos casos em que a lei a obriga, por envolverem alterações na quota de mercado, deu lugar a cinco sanções da AdC, desde 2017, três das quais este ano.
No caso do Grupo SFI, o incumprimento sancionado pela AdC ocorreu, em 2020, com a aquisição da empresa White and Green Natural, e no da AOC Health, também em 2020, com a aquisição da Stemlab.
As sanções decorrem do facto de as operações de concentração não terem sido notificadas à AdC antes de realizadas.
"As empresas visadas demonstraram colaboração com a AdC, quer durante a fase de análise das operações de concentração notificadas a posteriori quer, ainda, no decurso dos respetivos processos contraordenacionais, que agora se concluem com o imediato pagamento das coimas aplicadas pela AdC, respetivamente no valor de 60.000 euros (SFI) e 35.000 euros (AOC Health)", lê-se no comunicado.
Leia Também: PJ detém empresário do ramo automóvel em Gaia por burla e falsificação