Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Wall Street fecha em alta com desanuviamento sobre limite da dívida

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os investidores aliviados com o prolongamento temporário da autoridade do governo federal para recorrer ao crédito e confiante no relatório sobre o emprego, esperado para sexta-feira.

Wall Street fecha em alta com desanuviamento sobre limite da dívida
Notícias ao Minuto

23:46 - 07/10/21 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average subiu 0,98%, para os 34.754,94 pontos, o tecnológico Nasdaq ganhou 1,05%, para as 14.654,01 unidades, e o alargado S&P500 valorizou 0,83%, para as 4.399,76.

"A subida das ações tem tudo a ver com o intervalo no jogo partidário no Congresso, a propósito do limite da dívida" federal, comentou Marc Zabicki, diretor de investigação na LPL Financial.

Senadores democratas e republicanos acordaram hoje em adiar a data-limite para elevar o limite da dívida federal, de 18 de outubro para 03 de dezembro, o que na prática permite ao governo continuar a contrair empréstimos para honrar compromissos com credores.

Mas nada está resolvido quanto ao fundo do problema e a crise pode prolongar-se durante semanas.

"Quando mais se adia o problema, menos hipóteses existem para que existam medidas agressivas sobre despesas e subidas de impostos", estimou Kim Forrest, responsável por investimentos na Bokeh Capital Partners.

A crispação política em torno do limite da dívida está, com efeito, ligada aos dois planos de investimento massivos que o governo do presidente Joe Biden quer ver aprovados, que seriam parcialmente financiados por subida de impostos.

Nos últimos dias, as discussões incidiram sobre um envelope mais reduzido, que teria mais hipóteses de conseguir um apoio alargado.

"Os investidores não gostam de impostos", realçou Kim Forrest.

Os investidores também estiveram focados no relatório sobre as criações de emprego em setembro, que vai ser divulgado na sexta-feira pelo Departamento do Trabalho.

Na frente do emprego, um número próximo das expectativas - uma criação de 450 mil postos de trabalho --, seria positivo para os investimentos, porque confirmaria a boa saúde da economia dos EUA, apesar de uma ligeira diminuição no terceiro trimestre

Por outro lado, os investidores já antecipam a normalização gradual da política monetária da Reserva Federal, intenção que seria incitada com um bom número do emprego.

Sinal desta antecipação do aperto da política monetária, o rendimento proporcionado pelas obrigações do Tesouro dos EUA a 10 anos, subiu de 1,53% de quarta-feira, para 1,57% hoje.

No relativo às ações, o construtor automóvel General Motors teve um dia bom, ao valorizar 4,75%, depois de ter apresentado um objetivo ambicioso, a saber a duplicação do volume de negócios até 2030, graças a um desenvolvimento do mercado de veículos eletrónicos, bem como dos serviços e dos programas.

Mais forte foi o avanço da empresa dos 'jeans' 501 Levi Strauss, de 8,46%, depois de ter anunciado na quarta-feira um lucro e um volume de negócios acima das expectativas.

O grupo também beneficiou da sua estratégia de diversificação de fontes de aprovisionamento, para não estar dependente de um único país. Isto permitiu-lhe gerir a crise logística devido à pandemia do novo coronavirus.

Leia Também: Wall Street segue em alta após progressos quanto ao limite da dívida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório