Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Indicadores apontam para abrandamento da atividade económica em julho

A informação mais recente revela taxas de crescimento homólogo menos intensas do que nos meses precedentes.

Indicadores apontam para abrandamento da atividade económica em julho
Notícias ao Minuto

11:00 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia atividade económica

Os indicadores já disponíveis para julho apontam para um abrandamento da atividade económica, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quarta-feira. 

"A informação quantitativa mais recente, disponível para junho e julho, revela taxas de crescimento homólogo menos intensas do que nos meses precedentes. Esta evolução é influenciada, em grande medida, por um efeito de base, uma vez que a comparação incide sobre um período de alívio das medidas restritivas de combate à pandemia", revela o INE.

Os indicadores quantitativos de síntese (atividade económica, consumo privado e investimento) apresentaram crescimentos menos intensos em junho de 2021 do que no mês anterior, de acordo com a agência de estatísticas.

Em julho, o indicador de clima económico diminuiu, mantendo-se ainda assim num nível superior ao verificado em março de 2020. Também para julho, os indicadores disponíveis – vendas de veículos, operações na rede multibanco e vendas de cimento – apontam para um "abrandamento da atividade económica", revela o INE.

A taxa de desemprego fixou-se em 6,7% no 2º trimestre de 2021, 0,4 pontos percentuais (p.p.) abaixo da taxa observada no trimestre anterior, e 1,0 p.p. acima da registada no período homólogo de 2020. A taxa de subutilização do trabalho fixou-se em 12,3%. O emprego total aumentou 4,5% face ao mesmo período de 2020, tendo o volume de horas efetivamente trabalhadas aumentado 32,1%.

A variação homóloga do IPC foi de 1,5% em julho (0,5% em junho). O índice de preços na produção da indústria transformadora apresentou em julho uma taxa de variação homóloga de 8,7% (7,3% no mês anterior), registando o crescimento mais elevado da série.

Leia Também: Aeroportos: Número de passageiros caiu 44,6% no 1.º semestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório