Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Benfica admite compra de ações por Textor, mas não o considera acionista

Clube da Luz já fez saber que irá recusar a entrada do norte-americano na SAD encarnada.

Benfica admite compra de ações por Textor, mas não o considera acionista
Notícias ao Minuto

07:47 - 17/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Comunicado

O Benfica reconheceu, em comunicado enviado na noite de sexta-feira à CMVM, que "a John Textor são imputáveis os direitos de voto inerentes a 5.750.000 ações da categoria B, representativas de 25% do capital social e dos direitos de voto" em virtude da "celebração de acordos de aquisição de ações".

Ainda assim, os encarnados não consideram o empresário norte-americano como acionista, e lembram ainda que "a possível aquisição pelo mesmo de uma participação qualificada de 25 por cento no capital social da Benfica SAD está sujeita à verificação de determinadas condições".

"Embora não na qualidade de acionistas da Benfica SAD, a John Textor são imputáveis os direitos de voto inerentes a 5.750.000 ações da categoria B, representativas de 25% do capital social e dos direitos de voto da Benfica SAD, em virtude de celebração de acordos de aquisição de ações (ainda que a aquisição esteja sujeita à verificação de determinadas condições), e à Agro-Pecuária do Alto da Palhoça, S.A., a António José dos Santos, a Manuel dos Santos, a Dinis Manuel Oliveira Santos, a José António dos Santos, Maria Júlia dos Santos Ferreira e à Quatro-Ventos – Soc. Agro-Pecuária, S.A., enquanto acionistas da Grupo Valouro – SGPS, S.A., são imputáveis os direitos de voto inerentes a 5.314.404 ações da categoria B, representativas de 23,11% do capital social e dos direitos de voto da Benfica SAD", pode ler-se no comunicado emitido pelos encarnados.

A SAD do Benfica volta a lembrar que a entrada de John Textor terá de ser aprovada em Assembleia-Geral de acionistas, mas as águias já fizeram saber que votariam contra esta eventual compra de ações.

"A possível aquisição pelo mesmo de uma participação qualificada de 25% no capital social da Benfica SAD está sujeita à verificação de determinadas condições, em especial a aprovação da aquisição daquela participação pelo SL Benfica em Assembleia Geral da Benfica SAD em conformidade com a alínea (a) do número 2 do artigo 13.º dos Estatutos da Benfica SAD, que estabelece que é necessária a unanimidade dos votos estatutariamente correspondentes às ações da categoria A para serem aprovadas deliberações da Assembleia Geral, reunida em primeira ou em segunda convocação, sobre aquisição, direta ou indireta, de ações representativas de mais de 2% (dois por cento) do capital social da Benfica SAD por uma entidade concorrente, devendo um eventual posterior reforço da posição acionista, de forma direta ou indireta, ser sujeito ao mesmo processo de aprovação caso as ações a adquirir representem mais de 2% (dois por cento) do capital social da Benfica SAD", prossegue o comunicado.

A SAD do clube da Luz diz ainda que "desconhece as intenções do Senhor John Textor", e fala mesmo numa "manifestação de interesse inoportuna".

"O SL Benfica informou o Emitente de que considera esta manifestação de interesse inoportuna e não pretende iniciar qualquer diálogo com o referido investidor. A qualificação ou não como 'entidade concorrente' poderá ser objeto de discussão e dúvidas, assim como qualquer deliberação social tomada sobre esta matéria em sede de Assembleia Geral da Benfica SAD, uma vez mais causadora de ruído mediático adverso à Benfica SAD, embora, como referido, tenha sido o próprio Senhor John Textor a invocá-la quando transmitiu à Benfica SAD e à CMVM, em 12 de julho de 2021, a correspondente notificação de participação qualificada", termina a nota.

Leia Também: Benfica promete analisar ações de Vieira e fala em consequências "graves"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório