Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Powell prevê que inflação se mantenha elevada nos próximos meses

O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, indicou hoje que a inflação vai manter-se elevada "nos próximos meses" nos Estados Unidos, num discurso na Câmara dos Representantes, que foi divulgado antecipadamente.

Powell prevê que inflação se mantenha elevada nos próximos meses
Notícias ao Minuto

16:29 - 14/07/21 por Lusa

Economia Powell

Segundo o texto divulgado pela Reserva Federal (Fed), Powell considera que a economia ainda está "longe" dos objetivos do banco central para propor uma mudança na política monetária.

A intervenção de Powell na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes ocorre dois dias depois de terem sido publicados os dados que indicam uma subida da inflação em junho.

A taxa de inflação anual atingiu em junho 5,4%, um máximo desde 2008. Em maio, a taxa de inflação tinha ficado em 5%.

"A inflação aumentou acentuadamente e provavelmente vai continuar elevada nos próximos meses, antes de um nível mais moderado", disse Powell.

O presidente do banco central norte-americano reconhece "uma melhoria" na recuperação, em particular no mercado laboral, mas insiste que a economia dos Estados Unidos ainda está "longe" de regressar à normalidade, após a crise causada pela pandemia.

"A criação de emprego deve ser forte nos próximos meses, à medida que as condições de saúde pública continuem a melhorar e diminuam os fatores relacionados com a pandemia que atualmente criam dificuldades ao mercado laboral", refere o texto.

Em junho, a taxa de desemprego na primeira economia mundial ficou em 5,9%, mas há ainda menos sete milhões de empregos do que havia no início de 2020 antes da chegada da pandemia.

A Fed mantém as suas taxas de juro entre 0% e 0,25% desde março do ano passado e tem um programa mensal de compra de dívida no valor de 120 mil milhões de dólares.

O banco central norte-americano vai realizar a sua próxima reunião de política monetária nos dias 27 e 28 de julho.

Leia Também: Discotecas saúdam apoios "tardios" mas insistem na reabertura

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório