Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ações da SAD do Benfica voltam a negociar após terem estado suspensas

Questionada pelo Notícias ao Minuto, fonte da Euronext disse apenas que a "suspensão decorreu desde o início da sessão de hoje". A CMVM disse, entretanto, que "nos últimos dias tornaram-se do conhecimento público indícios de irregularidades diversas".

Ações da SAD do Benfica voltam a negociar após terem estado suspensas
Notícias ao Minuto

08:26 - 12/07/21 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Benfica

As ações da SAD do Benfica voltaram a negociar, esta segunda-feira, às 9h47, depois de terem estado suspensas, no seguimento dos desenvolvimentos mais recentes em torno da operação 'Cartão Vermelho'. Questionada pelo Notícias ao Minuto, fonte da Euronext detalhou apenas que a "suspensão decorreu desde o início da sessão de hoje". 

Em comunicado, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) diz que "deliberou, nos termos do artigo 214º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários a suspensão da negociação das ações Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD, para a incorporação de informação".

Depois, num outro comunicado divulgado em paralelo, a CMVM disse que "nos últimos dias tornaram-se do conhecimento público indícios de irregularidades diversas, suscetíveis de afetar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD (Benfica SAD), de impactar o seu governo societário e de criar opacidade sobre a composição da sua estrutura acionista".

O Benfica vai realizar na terça-feira a reunião ordinária quadrimestral dos órgãos sociais, em que estará em análise a atual situação do clube, disse à Lusa fonte oficial do Benfica. Além da direção do Benfica marcam presença na reunião a Mesa da Assembleia Geral dos encarnados e o Conselho Fiscal.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica suspenso de funções, fica em prisão domiciliária até à prestação de uma caução de três milhões de euros, por suspeita de vários crimes económico-financeiros, decidiu, no sábado, o Tribunal Central de Instrução Criminal.

Carlos Alexandre aplicou também como medidas de coação a Luís Filipe Vieira a proibição de sair do país, com a entrega do passaporte no prazo de 10 dias, e de contactar com os outros arguidos do processo, à exceção do filho, Tiago Vieira, elementos do Novo Banco e SAD do Benfica, de acordo com o comunicado do juiz, divulgado pelo Conselho Superior da Magistratura.

Tal como Luís Filipe Vieira, que tem o prazo 20 dias para efetuar a prestação da caução, que poderá ser em dinheiro ou através de garantia bancária, ficando até esse momento em prisão domiciliária, também os restantes três arguidos estão proibidos de entrar em contacto entre si (à exceção de Tiago Vieira e o pai) e de sair do país.

Tiago Vieira, que fica ainda impedido de contactar com administradores ou funcionários do Novo Banco até novembro de 2021, terá de prestar uma caução de 600.000 euros, no caso do empresário José António dos Santos o valor sobe para dois milhões de euros, enquanto o agente de futebol e advogado Bruno Macedo terá de o fazer no montante de 300.000 euros.

Na sexta-feira, Luís Filipe Vieira comunicou a suspensão do exercício de funções como presidente do Benfica - nas quais foi substituído no mesmo dia por Rui Costa -, por intermédio de Magalhães e Silva, à porta do tribunal.

Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), os quatro detidos são suspeitos de estarem envolvidos em "negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades".

Em causa estão "factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente" e suscetíveis de configurar "crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento".

Para esta investigação foram cumpridos cerca de 45 mandados de busca a sociedades, residências, escritórios de advogados e uma instituição bancária em Lisboa, Torres Vedras e Braga. Um dos locais onde decorreram buscas foi a SAD do Benfica que, em comunicado, adiantou que não foi constituída arguida.

[Notícia atualizada às 09h53]

Leia Também: Benfica teme que escândalos provoquem 'fuga' de patrocinadores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório