Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

TAP vai pagar o subsídio de férias aos trabalhadores da Groundforce

O anúncio terá sido feito pelos sindicatos aos trabalhadores da empresa de 'handling'.

TAP vai pagar o subsídio de férias aos trabalhadores da Groundforce
Notícias ao Minuto

10:38 - 09/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

A TAP vai assegurar o pagamento do subsídio de férias aos trabalhadores da Groundforce, avança a TVI24, esta sexta-feira. 

A estação de televisão cita um comunicado dos sindicatos, no qual é dito que "fruto do trabalho desencadeado por estes dois sindicatos, ao longo de várias semanas, é com satisfação que vos comunicamos que o Governo, obviamente através da TAP, enquanto (cliente/acionista), concordou em assumir o pagamento do subsídio de férias a todos os trabalhadores da SPdH". 

Os trabalhadores da Groundforce receberam o salário de junho por tranches, tendo sido pago na data habitual apenas 65% da remuneração, segundo informou o presidente do Conselho de Administração da empresa de 'handling'.

Já em maio os salários dos trabalhadores da Groundforce foram pagos faseadamente.

Além disso, os trabalhadores da Groundforce vão estar em greve às horas extraordinárias entre 15 e 29 de julho, a que se vão seguir mais três dias de greve total, reivindicando o pagamento atempado dos salários.

A TAP requereu, em 10 de maio, na "qualidade de credora", a insolvência da Groundforce "junto dos Juízos de Comércio de Lisboa do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa", justificando que o objetivo da ação passa por, "se tal for viável", salvaguardar "a viabilidade e a sustentabilidade da mesma, assegurando a sua atividade operacional nos aeroportos portugueses".

A empresa de 'handling' considerou que um processo de insolvência não só "não deixa tudo na mesma", como deixa a Groundforce numa situação de "total estrangulamento", tendo, por isso, escrito ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no sentido de o sensibilizar "para o facto de esta decisão contribuir em muito para o agravamento da situação da empresa".

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

Leia Também: Luís Filipe Vieira suspende funções como presidente do Benfica

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório