Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Gasolina simples 95 está nos 1,652€. Qual o peso das taxas e impostos?

De acordo com a ERSE o 'peso' das taxas e impostos no preço é, em média, de 65% no caso da gasolina e de 60% no caso do gasóleo.

Gasolina simples 95 está nos 1,652€. Qual o peso das taxas e impostos?
Notícias ao Minuto

09:06 - 29/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Gasolina simples

Os preços dos combustíveis têm estado a subir nas últimas semanas em Portugal Continental e estão agora em máximos de 2013. O preço médio da gasolina simples 95 está nos 1,652 euros, enquanto o do gasóleo simples está em 1,448 euros, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), atualizados na segunda-feira, dia 28 de junho. 

Segundo os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os preços da gasolina simples 95 e do gasóleo simples subiram 1,2% e 2%, em maio, para 1,639 e 1,441 euros por litro, respetivamente.

Já o preço do barril de petróleo manteve a trajetória ascendente no mercado 'spot', negociando acima dos 60 dólares norte-americanos (cerca de 50,18 euros) por barril, pelo quarto mês consecutivo, apontou a ERSE.

De acordo com o Jornal de Negócios, os preços de ambos os componentes iniciaram esta semana com mais uma subida, renovando máximos de 2013. Só este ano, o preço médio da gasolina já aumentou cerca de 23 cêntimos (+17%).

Qual é a 'fatia' dos impostos?

De acordo com a ERSE, as taxas e impostos que o contribuinte paga ao comprar combustíveis são os seguintes: 

  • Taxa de adicionamento sobre as emissões de dióxido de carbono; 
  • Imposto sobre Produtos Petrolíferos;
  • Contribuição de Serviço Rodoviário; 
  • IVA.

Ainda segundo a ERSE o 'peso' das taxas e impostos no preço é, em média, de 65% no caso da gasolina e de quase 60% no caso do gasóleo. O vídeo que se segue explica como é que se calculam os preços: 

O boletim da ERSE revela ainda que, em Portugal, os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento 'low cost'.

Braga, Aveiro, Castelo Branco e Santarém registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos, enquanto em Bragança, Beja, Lisboa e Portalegre se registaram os mais caros.

Consulte o posto de abastecimento mais económico à sua volta

Se tenciona abastecer o seu automóvel consulte o local onde o preço dos combustíveis é mais económico e, assim, ainda consegue poupar. É possível fazê-lo através do site da Preços dos Combustíveis, da DGEG, ao qual pode aceder aqui

Na coluna à direita deve selecionar a opção '5+ económicos' e depois poderá fazer a consulta por distrito ou por município. 

Notícias ao Minuto É possível consultar os postos mais económicos à sua volta© Reprodução do site Preços dos Combustíveis

Leia Também: Assalto a posto de abastecimento em Caminha rende 100 euros e tabaco

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório