Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo quer promover integração de PME europeias no mercado global

O secretário de Estado do Comércio defendeu hoje que a preparação para o futuro deve incluir políticas que promovam a integração das pequenas e médias empresas (PME) europeias nas cadeias de valor globais e garantir que "ninguém fica para trás".

Governo quer promover integração de PME europeias no mercado global
Notícias ao Minuto

13:06 - 25/06/21 por Lusa

Economia UE/Presidência

Esta posição foi transmitida pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, no encerramento do Fórum do Mercado Único - SIMFO 2021, organizado pela Comissão Europeia e pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

O governante começou por afirmar que "a pandemia veio também provar a importância da autonomia estratégica alargada, enquanto país e enquanto bloco económico", ressalvando não se referir a "uma nova fase de protecionismo continental", mas sim a uma autonomia que garanta que "os agentes económicos e os cidadãos têm soluções à sua disposição para suportar futuras crises e para construir o futuro".

"Essa preparação passa por garantir que as políticas industrial, de inovação e de comércio promovem a integração das pequenas e médias empresas europeias nas cadeias de valor globais, garantindo que ninguém fica para trás e salvaguardando, naturalmente, o espaço e o projeto da União Europeia", concluiu.

João Torres sublinhou que a união ambicionada para a UE não se prende apenas com a aproximação dos mercados, ou a eliminação de barreiras burocráticas, mas também com a "proteção dos consumidores" e das PME, que, disse, tem sido uma questão crucial ao longo dos debates no âmbito da presidência portuguesa.

"Iremos, por isso, acompanhar o fornecimento de condições quadro adequadas para estas empresas [PME] no espaço da União Europeia", acrescentou.

Em 1 de janeiro deste ano Portugal assumiu a presidência semestral do Conselho da União Europeia, que termina em 30 de junho.

Leia Também: Novo projeto quer impulsionar a inovação das PME na construção

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório