Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Buscas. PNS "é totalmente alheio à alegada prática dos atos referidos"

O gabinete do ministro Pedro Nuno Santos disse estar a aguardar pelo "desenrolar do processo judicial".

Buscas. PNS "é totalmente alheio à alegada prática dos atos referidos"
Notícias ao Minuto

16:23 - 08/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Pedro Nuno Santos

O gabinete do ministro Pedro Nuno Santos emitiu uma nota, esta terça-feira, na qual refere que o governante "é totalmente alheio à alegada prática dos atos referidos nas notícias", no caso das buscas que envolvem um ex-chefe do gabinete do antigo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

A tutela diz estar a aguardar pelo "desenrolar do processo judicial", de acordo com a nota, à qual o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A Polícia Judiciária está hoje a realizar 10 buscas em Penafiel e Guimarães por suspeitas de tráfico de influências e corrupção, sendo um dos visados um antigo chefe de gabinete ministerial, anunciou o Ministério Público.

"No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no qual se investigam factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de tráfico de influências e/ou corrupção, estão a decorrer, no dia de hoje, dez buscas", refere uma nota publicada na página da Internet do DCIAP.

Segundo o Ministério Público (MP), as diligências, a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, decorrem na sede de uma sociedade comercial, em departamentos de contratação pública de diversos municípios, numa empresa pública de gestão de águas e em habitações nas zonas de Penafiel e Guimarães.

O MP avança que no inquérito investigam-se "factos relacionados com a celebração, por ajuste direto, de aquisição de serviços entre uma sociedade comercial e os referidos municípios e a empresa pública".

"À data, a sociedade adjudicatária seria gerida e controlada de facto pelo sócio-gerente anterior, o qual exercia então funções de chefe de gabinete ministerial", refere o MP, sem precisar o nome. Porém, vários meios de comunicação noticiaram que se trata de Nuno Araújo, antigo chefe de gabinete do atual ministro das Infraestruturas, quando este ocupava a pasta de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

O MP indica ainda que este antigo chefe de gabinete ministerial "usaria a sua influência decorrente do cargo para conseguir a celebração por ajuste direto, tirando benefícios monetários através de outra sociedade comercial, que igualmente controlava".

Leia Também: Antigo chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos alvo de buscas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório