Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Mau Tempo: Prejuízos de "meio milhão" de euros em stands em Vila Real

Os estragos provocados pelo granizo em automóveis para venda nos cerca de 20 stands localizados na zona industrial de Vila Real poderão ultrapassar "o meio milhão de euros", segundo um levantamento inicial feito pelo município.

Mau Tempo: Prejuízos de "meio milhão" de euros em stands em Vila Real
Notícias ao Minuto

17:52 - 01/06/21 por Lusa

Economia Mau tempo

Nuno Augusto, vereador da Câmara de Vila Real com os pelouro do desenvolvimento económico e desemprego, disse à agência Lusa que a queda intensa de granizo provocou "prejuízos avultados" nas viaturas dos stands que se encontravam em exposição no exterior.

Ao final da tarde de segunda-feira, e durante vários minutos, caiu granizo com muita intensidade, descrito como sendo do tamanho de nozes ou de bolas de pingue-pongue no território de Vila Real, acompanhado de chuva intensa.

O mau tempo provocou estragos em vários setores da economia, como a agricultura, atingindo vinhas inseridas na Região Demarcada do Douro, em árvores de fruto, como maçãs e cerejas, e ainda produtos hortícolas.

Há ainda relatos de estragos em carros de particulares e até em coberturas de casas e armazéns devido à dimensão das pedras de granizo.

As freguesias afetadas são desde Guiães, Abaças, Andrães e Constantim.

Nuno Augusto referiu que a câmara está, conjuntamente com as empresas de automóveis, a fazer um levantamento dos danos provocados e está a "sensibilizar o ministério da Economia no sentido de "tentar arranjar alguma solução que possa minimizar os prejuízos".

Até ao momento, adiantou, uma primeira estimativa aponta para prejuízos que ultrapassam o "meio milhão de euros" neste setor.

O responsável referiu a existência dos seguros, no entanto afirmou que "esta é uma situação única".

"Não nos lembramos de ter acontecido algo idêntico, ou seja, a queda de pedra que provocou mesmo danos, estamos a falar em para-brisas e vidros partidos, capôs e tejadilhos amolados", referiu o vereador.

Leia Também: Granizo atingiu cerca de 60% das vinhas de duas aldeias de Vila Real

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório