Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cabo submarino "revoluciona as comunicações entre os dois continentes"

O 'EllaLink' constitui a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul.

Cabo submarino "revoluciona as comunicações entre os dois continentes"
Notícias ao Minuto

08:41 - 01/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Siza Vieira

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o cabo ótico submarino 'EllaLink', que liga a Europa à América do Sul, vai revolucionar a comunicação entre os dois continentes. Este cabo será inaugurado esta terça-feira pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). 

"É uma ligação direta, de nova geração, que revoluciona as comunicações entre os dois continentes", disse o ministro da Economia, em declarações transmitidas pela RTP3, à margem da inauguração, que decorre em Sines. 

O 'EllaLink', que constitui a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul, é considerado pela presidência portuguesa "uma infraestrutura essencial para a interconexão digital e a transmissão de dados entre os dois continentes".

"O cabo é, em primeiro lugar, um investimento muito significativo, que foi financiado em grande parte pela União Europeia, e que nos permite aumentar as ligações em alta velocidade e muito baixa latência entre o nosso continente e a América do Sul", referiu ainda o ministro da Economia.

A cerimónia inaugural, prevista para as 10h50, decorrerá em formato híbrido (presencial e online) a partir de Sines, onde ficará ancorado o cabo, com ligação a Fortaleza (Brasil), e será presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

Leia Também: Portugal inaugura hoje cabo submarino que liga Sines ao Brasil

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório