Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

INE confirma: PIB contraiu 5,4% no 1.º trimestre

Os primeiros três meses deste ano foram marcados pelo confinamento devido à pandemia da Covid-19.

INE confirma: PIB contraiu 5,4% no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:01 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia PIB

O Produto Interno Bruto (PIB), em termos reais, registou uma variação homóloga de -5,4% no 1º trimestre de 2021 (-6,1% no trimestre anterior), "refletindo os efeitos do confinamento geral no início deste ano devido ao agravamento da pandemia Covid-19", de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo INE, que confirmam as estimativas divulgadas há um mês.

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB foi mais negativo no 1.º trimestre de 2021, passando de -2,4 pontos percentuais (p.p.) no 4º trimestre para -3,4 p.p., em consequência sobretudo da redução mais acentuada do consumo privado (variações homólogas de -4,6% e -6,9%, no 4º trimestre de 2020 e 1.º trimestre de 2021, respetivamente). Pelo contrário, o investimento registou um crescimento superior (3,5%) ao do trimestre precedente (0,8%)", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas.  

Em comparação com o 4.º trimestre de 2020, o PIB diminuiu 3,3% em volume, após o ligeiro aumento (0,2%) verificado no trimestre anterior, "refletindo o impacto das limitações à mobilidade em consequência do agravamento da crise pandémica".

De acordo com o INE, "a procura externa líquida apresentou um contributo menos negativo (-2,0 p.p.) que no 4.º trimestre (-3,7 p.p.) continuando, porém, a verificar-se uma contração mais intensa das Exportações de Bens e Serviços (-9,4%) que a observada nas Importações de Bens e Serviços (-4,5%), salientando-se em particular a redução muito significativa do turismo de não residentes".

Para este ano, de acordo com o Programa de Estabilidade 2021-2025, o Governo prevê que o PIB cresça 4% (abaixo dos 5,4% anteriormente previstos), e em 2022 prevê um aumento de 4,9%. Porém, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, admitiu PIB poderá crescer até 1 ponto percentual acima dos 4% esperados, devido a uma mudança "muito rápida" das condições económicas.

Já esta segunda-feira, a OCDE melhorou as projeções para a economia portuguesa, estimando agora um crescimento do PIB de 3,7% este ano e de 4,9% no próximo, ainda assim abaixo das expetativas do Governo.

[Notícia em atualização]

Leia Também: Inflação. Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 1,2%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório