Meteorologia

  • 29 JULHO 2021
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

Venezuela acumula 240,5% de inflação desde janeiro

A Venezuela registou 33,4% de inflação em abril, acumulando 240,5% de subida dos preços desde o passado mês de fevereiro, segundo dados divulgados hoje pelo Observatório Venezuelano de Finanças (OVF).

Venezuela acumula 240,5% de inflação desde janeiro
Notícias ao Minuto

22:06 - 12/05/21 por Lusa

Economia Venezuela

"A inflação mensal, registada no mês de abril de 2021 foi de 33,4%, a acumulada (desde janeiro) de 240,5% e a anual (12 meses) de 2.840,5%", explica o Índice de Preços ao Consumidor do OVF.

Durante uma conferência de imprensa em Caracas, o porta-voz do OVF, Alfonso Marquina, apontou como razão para a alta inflação no país "a expansão monetária, a irresponsabilidade do mal manejo das finanças públicas de parte do Governo de Nicolás Maduro e do seu Banco Central".

"Longe de preocupar-se por manter o valor da moeda venezuelana, o que tem servido é para financiar o défice orçamental do regime", frisou.

Segundo Marquina na Venezuela houve "um aumento da liquidez monetária de 36%, que impulsou [a subida] do preço do dólar em 42%".

"Em março a emissão de dinheiro foi baixa, pois tinha sido cobrado o Imposto sobre os Rendimentos (ISLR - IRS) e havia bolívares, por isso o governo não acudiu ao Banco Central da Venezuela para financiamento monetário", disse.

Por outro, lado explicou que o preço do cabaz básico alimentar local é equivalente a 289 dólares (quase 240 euros) mensais.

Segundo o OVF os serviços em geral registaram um aumento de 43,9%, com um aumento significativo do custo de televisão por assinatura e produtos de higiene pessoal.

Por outro lado, os bens e serviços diversos, aumentaram 38,7%, os alimentos e bebidas não alcoólicas 38%, os equipamentos para o lar 36,9%, as comunicações 33%, saúde 32,6%, educação 32,3%, lazer 31,8%, o vestuário e calçado 31,3%, restaurantes e hotéis (31,3%), transporte 30,6%, o aluguer de casas 30,5% e as bebidas alcoólicas e o tabaco 30,3%.

Leia Também: "PSD insta o Governo português a ajudar a oposição venezuelana"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório