Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Recuperação na zona euro exige "esforço prolongado", alerta Philip Lane

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, afirmou que recuperar a economia "vai exigir um esforço prolongado" na zona euro no plano orçamental e monetário, numa entrevista publicada hoje no Le Monde.

Recuperação na zona euro exige "esforço prolongado", alerta Philip Lane
Notícias ao Minuto

13:38 - 10/05/21 por Lusa

Economia BCE

"Creio que estamos agora, em maio e junho, numa viragem conjuntural. A partir de agora a economia crescerá rapidamente, mas partindo de um patamar baixo. Isso significa que, mesmo com um crescimento dinâmico no resto do ano, a zona euro só vai chegar ao seu nível de PIB (Produto Interno Bruto) de 2019 na primavera do próximo ano", considerou Lane.

"No mercado do trabalho, a taxa de desemprego deve regressar ao nível de 2019 apenas em 2023. O caminho será longo. É necessário um esforço prolongado no plano orçamental e monetário para apoiar a recuperação", advertiu, sublinhando que "a retoma não será um processo muito rápido, é preciso ter consciência disso".

Em comparação com o nível de atividade de 2019, "hoje estamos provavelmente 4% ou 5% abaixo. É uma contração considerável. Numa recessão clássica, o recuo é de 2% ou 3%", apontou.

Mas, para Lane, "há razões para estar otimista. Comparando com a década que se seguiu à crise financeira de 2008, a pandemia de covid-19 será um acontecimento que vai durar dois ou três anos. A recessão será mais curta e as cicatrizes podem ficar limitadas".

Nas declarações que fez ao jornal, o economista sublinhou que há também "fontes de preocupação", uma vez que os encerramentos que ocorreram durante os confinamentos não afetaram apenas a economia.

"A educação e a saúde foram perturbadas, o que terá consequências duradouras. Os efeitos da pandemia também estão muito concentrados em alguns setores: hotelaria e turismo, em particular, que serão penalizados por muito tempo", acrescentou.

Leia Também: BCE aumentou compra de dívida em abril para 80.118 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório