Lucro da TotalEnergies cai 33% para 3.380 milhões no 1.º trimestre

A TotalEnergies fechou o primeiro trimestre com lucros de 3,8 mil milhões de dólares (3,3 mil milhões de euros), uma queda de 33% face ao período homólogo, anunciou esta quarta-feira o grupo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
30/04/2025 16:06 ‧ há 5 horas por Lusa

Economia

TotalEnergies

O lucro operacional, que exclui itens não recorrentes, também recuou 14% para 4,7 mil milhões de dólares (cerca de 4,1 mil milhões de euros), de acordo com o comunicado emitido hoje pela petrolífera francesa.

 

Apesar do aumento em 4% na produção para 2,558 barris de petróleo, os resultados acabaram por ser impactados pela descida de 9% do preço do petróleo (Brent).

No geral, o negócio de exploração e produção de petróleo e gás alcançou ganhos de 2,4 mil milhões de dólares (perto de 2,1 mil milhões de euros) nos primeiros três meses deste ano, uma queda de 4% em comparação ao mesmo período de 2024, mas um aumento de 6% face ao último trimestre do ano passado.

O lucro operacional da atividade de gás natural liquefeito (LNG na sigla em inglês) cresceu 6% face ao primeiro trimestre de 2024 para 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros).

Pelo contrário, o lucro operacional do negócio de eletricidade recuou 17% para 506 milhões de dólares (444 milhões de euros).

O presidente executivo da TotalEnergies mostrou-se confiante com os resultados alcançados no trimestre e reafirmou que espera "alcançar as metas de crescimento até 2025".

O conselho de administração confirmou ainda a distribuição de um dividendo antecipado para 2025 de 0,85 euros por ação, o que representa um aumento de 7,6% face ao valor de 2024.

Além disso, a empresa anunciou que decidiu continuar o seu programa de compra de ações até 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) no segundo trimestre, apesar do preço do barril de petróleo Brent estar abaixo dos 70 dólares desde o início de abril e de "um contexto geopolítico e macroeconómico incerto", destaca a TotalEnergies.

Leia Também: Concessionária angolana e TotalEnergies iniciam conversão de petroleiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas