O lucro operacional, que exclui itens não recorrentes, também recuou 14% para 4,7 mil milhões de dólares (cerca de 4,1 mil milhões de euros), de acordo com o comunicado emitido hoje pela petrolífera francesa.
Apesar do aumento em 4% na produção para 2,558 barris de petróleo, os resultados acabaram por ser impactados pela descida de 9% do preço do petróleo (Brent).
No geral, o negócio de exploração e produção de petróleo e gás alcançou ganhos de 2,4 mil milhões de dólares (perto de 2,1 mil milhões de euros) nos primeiros três meses deste ano, uma queda de 4% em comparação ao mesmo período de 2024, mas um aumento de 6% face ao último trimestre do ano passado.
O lucro operacional da atividade de gás natural liquefeito (LNG na sigla em inglês) cresceu 6% face ao primeiro trimestre de 2024 para 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros).
Pelo contrário, o lucro operacional do negócio de eletricidade recuou 17% para 506 milhões de dólares (444 milhões de euros).
O presidente executivo da TotalEnergies mostrou-se confiante com os resultados alcançados no trimestre e reafirmou que espera "alcançar as metas de crescimento até 2025".
O conselho de administração confirmou ainda a distribuição de um dividendo antecipado para 2025 de 0,85 euros por ação, o que representa um aumento de 7,6% face ao valor de 2024.
Além disso, a empresa anunciou que decidiu continuar o seu programa de compra de ações até 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) no segundo trimestre, apesar do preço do barril de petróleo Brent estar abaixo dos 70 dólares desde o início de abril e de "um contexto geopolítico e macroeconómico incerto", destaca a TotalEnergies.
Leia Também: Concessionária angolana e TotalEnergies iniciam conversão de petroleiro