Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Metro de Lisboa compra máquina esmeriladora para corrigir desgaste

O Metropolitano de Lisboa assinou hoje o contrato para a aquisição de um veículo esmerilador, máquina que corrige deficiências nos carris causadas pelo seu desgaste, no valor de cerca de oito milhões de euros.

Metro de Lisboa compra máquina esmeriladora para corrigir desgaste
Notícias ao Minuto

10:40 - 30/04/21 por Lusa

Economia Metro de Lisboa

O novo equipamento envolve um investimento de 7.994.137 euros, tendo o contrato sido celebrado entre o Metropolitano de Lisboa e a empresa americana Harsco Rail Europe GMBH, na presença do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

O veículo faz a esmerilagem (corrige as deficiências) dos carris de rolamento que sofrem desgaste pela fricção dos rodados dos comboios nos carris, garantindo que os mesmos apresentem uma secção transversal adequada e uma uniformidade longitudinal dessa mesma secção transversal.

O contrato hoje assinado inclui todos os serviços, fornecimentos e trabalhos acessórios inerentes ao fornecimento do veículo pesado de esmerilagem, segundo informação do Metropolitano de Lisboa.

O novo equipamento vai substituir a atual esmeriladora, datada de 1976.

O prazo máximo para conceção, fabrico e ensaios em fábrica, transporte, preparação e montagem do veículo esmerilador nas instalações do Metro de Lisboa, bem como os respetivos ensaios finais para colocação em serviço na condição de "pronto a funcionar", é de 30 meses, contados da data da assinatura do contrato.

A manutenção da infraestrutura de via-férrea é um dos aspetos fulcrais dos sistemas ferroviários, uma vez que dela dependem a operacionalidade e a segurança da exploração do sistema de transporte do metro.

De acordo com o Metro de Lisboa, este novo veículo esmerilador vai corrigir, de forma sistemática, todos os desvios à geometria e resistência dos carris, maximizando a sua durabilidade nas melhores condições de desempenho.

Com este novo equipamento, o levantamento do estado da linha será efetuado com recurso a auscultação através de sistemas da própria máquina.

A inspeção da via com esta nova máquina pode determinar também que alguns carris tenham de ser mudados para posições na linha menos sujeitas a esforços, conferindo-lhes maior durabilidade e fiabilidade ao serviço, e evitando danos irreversíveis em carris.

Para a dimensão da rede atual, características do material circulante e densidade de operação, a execução completa do plano de esmerilagem do Metropolitano de Lisboa, com a atuação de um veículo esmerilador pesado com as características do agora adquirido, levará 24 meses a ser cumprida na íntegra, segundo a empresa.

As intervenções são efetuadas à noite, fora do horário de exploração.

Leia Também: UE profundamene decionada com adiamento das eleições palestinianas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório