Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Teste dos três tipos: Um guia para a troca de garrafas de gás

Utiliza garrafas de gás em sua casa? Então, este artigo é para si.

Teste dos três tipos: Um guia para a troca de garrafas de gás
Notícias ao Minuto

09:45 - 02/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia garrafa de gás

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lembra que os consumidores devem estar atentos à oferta no mercado e comparar os diferentes preços, de modo a pouparem nas garrafas do gás. 

"Se usa gás de garrafa em casa, sabe como é importante comparar preços entre os vários pontos de venda para poder economizar", lembra a ERSE. 

O regulador recomenda que quando comprar uma garrafa de gás, faça o teste dos três tipos: Tipo de gás, Tipo de garrafa e Tipo de ligação

Tipo de gás

"O gás de garrafa que compra pode ser Butano, em garrafas mais pequenas e habitualmente para colocar dentro de casa (por ex. cozinha ou aquecedores) ou Propano, normalmente em garrafas de maior capacidade para fora das edificações. Como a pressão de fornecimento é diferente, não altere o tipo de gás que alimenta um aparelho sem a intervenção de um técnico credenciado", lembra a ERSE. 

Tipo de garrafa

"A lei prevê cinco tipos distintos (T1, T2, T3, T4 e T5) que variam de acordo com o material da garrafa e a sua capacidade. Sempre que a garrafa seja do mesmo tipo, o comerciante é obrigado a receber a sua garrafa vazia, na troca por uma cheia, independentemente da marca. E não tem de pagar nova caução", acrescenta o regulador. 

Tipo de ligação

"Em terceiro lugar, tenha em atenção o tipo de ligação (redutor). Nem todas as garrafas à venda, têm ligações compatíveis entre si. Embora a expressão correta, tanto para garrafas de gás de butano como para de gás propano seja acoplamento, no caso das garrafas de gás butano mais comuns, é habitual falar-se apenas do tipo de redutores", explica a ERSE.

Pode consultar aqui o guia da ERSE para o ajudar a melhor identificar a compatibilidade das garrafas para troca.

Leia Também: Impacto das certificações de energia. Soma custos associados às rendas?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório