Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Valor da contribuição audiovisual resultou de "acordo possível"

O presidente do conselho de administração da RTP, Alberto da Ponte, afirmou hoje que o valor de 2,65 euros da taxa de contribuição para o audiovisual (CAV) resultou de um "acordo possível" entre a empresa e a tutela.

Valor da contribuição audiovisual resultou de "acordo possível"
Notícias ao Minuto

13:47 - 12/02/14 por Lusa

Economia Alberto da Ponte

"O valor de 2,65 euros [da CAV] foi o valor que foi definido pela tutela como o valor que era possível ser pago, coisa que a RTP aceitou", disse Alberto da Ponte, que hoje foi ouvido na comissão parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação.

Questionado sobre o valor da CAV, depois do tema ter sido abordado na terça-feira durante a audição do ministro da tutela, Miguel Poiares Maduro, na mesma comissão parlamentar, Alberto da Ponte disse que os 2,65 euros da taxa "resultou de um acordo possível", já que a RTP apresentou "três hipóteses".

Este ano, a taxa de contribuição audiovisual passou a ter um valor de 2,65 euros, acima dos 2,25 euros anteriores, para financiar a RTP, uma vez que a empresa deixou de receber indemnização compensatória.

O tema da taxa CAV surgiu durante a audição do ministro na terça-feira, quando o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista questionaram Poiares Maduro porque é que o valor da mesma não sofreu uma maior subida, para os três euros, como é sugerido por algumas entidades europeias como a União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla inglesa).

Alberto da Ponte explicou aos deputados que em novembro passado houve uma carta da EBU "dirigida ao Governo" em que a entidade pedia três coisas, uma delas era que a taxa de contribuição para o audiovisual fosse aumentado para os três euros.

Na audição de terça-feira, Poiares Maduro afirmou que o valor da CAV foi "sugerido pelo conselho de administração [da empresa] com base naquilo que era a necessidade de evolução" do plano de desenvolvimento e redimensionamento da RTP.

As duas audições acontecem depois das alterações à lei da Televisão, da Rádio e aos novos estatutos da RTP terem sido aprovados na generalidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório