Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Aprovadas audições a APB e Deco sobre extensão das moratórias

Os deputados aprovaram esta terça-feira o requerimento do PS para audições por videoconferência à Associação Portuguesa de Bancos (APB) e à Deco sobre a extensão das moratórias de créditos e por escrito à Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Aprovadas audições a APB e Deco sobre extensão das moratórias
Notícias ao Minuto

20:44 - 13/04/21 por Lusa

Economia Pandemia

O requerimento e as três audições que contempla contou com os votos contra do PCP, partido que apresentou o projeto para o prolongamento por mais seis meses das moratórias e para a extensão do prazo para adesão à moratória pública até 30 de abril.

O PSD, por seu lado, votou contra a consulta à EBA.

O projeto de lei do PCP foi aprovado na generalidade em 31 de março, com o voto contra do PS, os votos favoráveis de PSD, BE, PCP, PAN, PEV, Chega e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues e a abstenção de CDS-PP e Iniciativa Liberal (IL), tendo baixado à especialidade.

Hoje, na Comissão de Orçamento e Finanças, o deputado do PCP Duarte Alves reafirmou que o voto contra do seu partido ao requerimento das audições era apenas justificado pela urgência do tema -- a extensão das moratórias e a reabertura da adesão à moratória pública, cujo prazo terminou em 31 de março.

Em declarações à Lusa, Duarte Alves, precisou que, perante a urgência da questão, o que se exigiria era um processo legislativo o mais rápido possível, sem a realização de audições.

Tendo em conta as audições, por videoconferência, à APB e Deco e, por escrito, à EBA, poderá ser necessário alterar o artigo que prolonga até 30 de abril a adesão às moratórias, uma vez que o processo legislativo não deverá estar concluído nessa data.

Leia Também: PCP critica PS por atrasar decisão sobre prolongamento de moratórias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório